Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Vereadores aprovam selo ‘Amigo Lixo Zero’

01 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Entre as ações que podem merecer o selo estão redução da quantidade de resíduos sólidos.
Entre as ações que podem merecer o selo estão redução da quantidade de resíduos sólidos. (Crédito: Emidio Marques / Arquivo JCS )

A Câmara de Sorocaba aprovou ontem (30), em segunda discussão, o projeto de decreto legislativo 29 de 2021 que cria o selo “Amigo Lixo Zero”, que deverá ser concedido pela Câmara com o propósito de estimular pessoas jurídicas ou naturais a contribuírem com projetos desenvolvidos pela Secretaria do Meio Ambiente ou prestarem relevantes serviços no campo da redução de resíduos sólidos ou educação ambiental no Município. A iniciativa é do vereador Ítalo Moreira (PSC).

Entre as ações que podem merecer a distinção, estão: reduzir a quantidade de resíduos sólidos; disseminar, por meio da educação ambiental, os conceitos de não geração, redução, reutilização e reciclagem do lixo; incentivar a promoção de mutirão de limpeza em parques, praças, pontos turísticos e outros pontos; fomentar nas escolas da rede municipal, estadual ou particulares a educação ambiental; desenvolver mecanismos de conscientização sobre o não desperdício do lixo e a utilização correta dos ecopontos, entre outras ações.

Os detentores do selo poderão divulgar que o possuem. Para se candidatarem a recebê-lo, deverão se inscrever na Câmara durante o mês de março, apresentando documentos que comprovem suas ações voltadas para a redução de resíduos sólidos ou educação ambiental em Sorocaba.

O selo será concedido no dia 14 de agosto, Dia do Lixo Zero. Serão entregues 20 selos anualmente e, havendo maior número de inscritos, será feita uma seleção, por uma comissão constituída com esse fim. (Da Redação)