Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Cansada de ser furtada, moradora da Vila Jardini manda recado a ‘ladrão’

01 de Outubro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Cartaz está fixado no portão de residência da rua Dr. Cantídio de Moura Campos.
Cartaz está fixado no portão de residência da rua Dr. Cantídio de Moura Campos. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (30/9/2021))

Após sofrer vários furtos, moradora da Vila Jardini, em Sorocaba, colocou uma placa no portão de sua residência com mensagem para o ladrão. A ação tem chamado a atenção de vizinhos e comerciantes do bairro, e também de quem passa no local.

Na placa, a moradora, que já teve interruptores, fios de energia elétrica e até torneiras furtadas do imóvel, escreveu a seguinte mensagem: “Sr. ladrão, foram 7 de você roubar o interruptor. A pior prisão, ladrão, é a mente. Queira bem, plante bem, o resto vem. Deus é +”.

Escrita nas cores vermelha e preta, a mensagem é uma forma de aviso e de indignação da moradora do imóvel, com a sequência de furtos. Segundo os vizinhos, as casas dos moradores na rua Dr. Cantídio de Moura Campos, têm sido alvo constante de furtos.

Recentemente, próximo ao local, até um portão de ferro foi levado de um imóvel durante o dia. Vizinha da casa onde a placa foi instalada, a moradora Rafaela Silva Souza afirma que mora há três anos no bairro e que sua residência não tem sido alvo de furtos. Para evitá-los, foi instalado no imóvel cerca elétrica. Ela acredita que o equipamento tem ajudado a evitar os furtos que ocorrem com frequência na rua.

A reportagem do Cruzeiro do Sul não encontrou a moradora da residência, mas a vizinha disse que ela se mudou há pouco tempo para o bairro e pretende reformar a casa, que acabou de comprar. “A moradora fica pouco tempo na casa”, disse Rafaela.

Ela conta que a placa foi colocada em frente à residência há cerca de três dias e tem chamado a atenção dos vizinhos e de pessoas que passam pela rua. “Ontem mesmo parou um senhor aqui em frente de casa e comentou sobre a placa”, destaca.

Um comércio de ração de animais, que fica na esquina da residência também, tem sido alvo dos furtos constantes, apesar de possuir câmera de segurança..

O proprietário, que preferiu não se identificar, afirma que, logo após a pandemia, os furtos de peças de ferro, metal, fios de energia elétrica para a retirada do cobre, que é revendido no mercado paralelo, têm aumentado na Vila Jardini. “Infelizmente, a situação tem ocorrido não só aqui no bairro, mas em praticamente todas as regiões de Sorocaba. Geralmente, são pessoas em situação de rua e usuários de drogas. Claro que não podemos generalizar, pois nem todas essas pessoas praticam furtos”, afirma.

O comerciante disse ainda que já soube de vários relatos de moradores da Cantídio de Moura Campos que foram furtados. “Até a calçada que tem aquela parte de ferro também furtam para revender. Também tivemos casos de moradores que tiveram os hidrômetros furtados”, aponta.

Vistoria e fiscalização

A Prefeitura de Sorocaba diz que faz vistorias regulares em depósitos de recicláveis e ferros-velhos. Informa que sendo constatada a comercialização de fios ou cabos de cobre, alumínios usados, tampas de bueiros, placas de sinalização de trânsito, lápides e ornamentos de jazigos, peças de veículos usados e outros, sem a devida autorização legal, é aplicada a multa de R$ 5.000 e interdita ou lacra o estabelecimento. “Sempre que há furtos em determinada região da cidade, são realizadas fiscalizações em depósitos de sucata. A Guarda Civil Municipal (GCM) realiza ações por meio da Operação Ferro-velho, que reúne equipes da própria GCM, da Polícia Militar, da Polícia Civil e fiscais da Prefeitura. (Ana Cláudia Martins)