Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Ipec fará pesquisa em Sorocaba sobre Covid-19

O objetivo é estimar a prevalência da covid-19, identificando setores econômicos mais atingidos

30 de Setembro de 2021 às 08:37
Da Redação [email protected]
Estado registrou média de 142 mortes por dia na última semana
Estado registrou média de 142 mortes por dia na última semana (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) inicia hoje (30), o projeto Epicovid-19/SP - “Estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Coronavírus em São Paulo”, em Sorocaba. O projeto dará ênfase para a questão trabalhista, já que o estudo possibilitará identificar os segmentos econômicos mais atingidos pela doença, as medidas de prevenção adotadas por setores laborais, a oferta de testes e a identificação de novas variantes da doença.

O estudo é uma parceria com o MPT - Ministério Público do Trabalho em Campinas, a Unicamp - Universidade Estadual de Campinas e a UFPEL – Universidade Federal de Pelotas.

Além de Sorocaba, serão realizadas coletas em mais 10 cidades: São Paulo, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São José dos Campos. Em cada cidade foram sorteados 50 setores censitários e em cada um deles serão selecionados 10 domicílios. Assim, em cada município serão feitas 500 entrevistas. Um morador de cada casa, escolhido por sorteio, será testado e responderá à pesquisa. No total, 5.500 paulistas serão entrevistados e terão uma amostra de sangue coletada.

Os pesquisadores vão recolher, por punção digital, três gotas de sangue da pessoa sorteada em um papel filtro, que será encaminhado para análise do tipo imunoensaio enzimático (Elisa) no Laboratório de Estudos de Autoimunidade da Unicamp. Portanto, o resultado não sairá no momento da entrevista. A Unicamp será responsável por informar os entrevistados sobre o resultado do teste sanguíneo e comunicar os casos positivos para os municípios. Por isso, é muito importante que os entrevistados passem seus contatos, como telefone e e-mail, corretos. Nesta ocasião, nenhum código de telefone, conta ou WhatsApp será solicitado para confirmar informações ou dados pessoais dos participantes.

Um profissional de enfermagem contratado pelo Ipec e residente em cada um dos municípios dará o suporte técnico aos entrevistadores em campo. Os entrevistadores serão treinados quanto à metodologia do estudo, coleta de sangue e sobre a utilização adequada e obrigatória dos equipamentos de proteção individual (EPI’s). Além disso, todos serão testados para Covid-19 e apenas aqueles com resultado negativo irão a campo. O descarte do material infectante será realizado nas Unidades de Saúde do município, conforme as melhores práticas recomendadas pelo Ministério da Saúde.

Em casos de dúvida, o Ipec disponibiliza o e-mail [email protected] e o telefone 0800 800 5000. A Unicamp, por meio do Departamento de Genética, Evolução, Microbiologia e Imunologia, do Instituto de Biologia, também pode esclarecer dúvidas pelo telefone (19) 3251-6714.