Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Sábado haverá ‘Dia V’ para 2ª dose de vacina contra Covid

Ação acontecerá em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo

30 de Setembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Prefeituras poderão aplicar a terceira dose nos idosos, de acordo com o calendário vigente.
Prefeituras poderão aplicar a terceira dose nos idosos, de acordo com o calendário vigente. (Crédito: MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL)

O governo estadual anunciou ontem (29) a realização do “Dia V” de vacinação contra a Covid-19. A iniciativa, em parceria com os 645 municípios, acontecerá sábado (2) e tem como objetivo a aplicação da segunda dose da vacina e a atualização dos registros de vacinação na plataforma VaciVida. Mais de cinco mil pontos de vacinação estarão abertos das 7h às 19h, em todo o Estado, para a aplicação exclusivamente destas doses. Cada cidade deverá divulgar a sua programação e horários e locais de funcionamento dos postos de saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde ainda disponibilizará um recurso para os profissionais de saúde dos municípios para que todos possam abrir suas unidades e ter uma equipe completa para a vacinação da população. “É uma oportunidade de aumentarmos a cobertura vacinal no Estado e intensificar a aplicação da segunda dose. A iniciativa é uma grande oportunidade para quem está com a segunda dose atrasada se vacinar”, destacou a coordenadora geral do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

As cidades também poderão utilizar a data e os recursos para atualizar o sistema VaciVida e inserir imunizados que eventualmente ainda não foram registradas. As prefeituras poderão aplicar a terceira dose nos idosos, de acordo com o calendário vigente, e que já tomaram duas doses em fevereiro ou março. De acordo com o Estado, um segundo “Dia V” de imunização ocorrerá no dia 16 de outubro.

Terceira dose para a saúde

O governo estadual também anunciou ontem a aplicação da dose adicional contra a Covid-19 para todos os profissionais de saúde de São Paulo a partir da próxima segunda-feira (4). Cerca de 1 milhão de trabalhadores de serviços públicos e privados de saúde, como hospitais, clínicas e ambulatórios, poderão receber este reforço na sua imunização.

De acordo com o Estado, a dose extra será disponibilizada aos profissionais que tomaram a segunda dose da vacina há pelo menos seis meses, ou seja, entre os meses de fevereiro e março de 2021.

Esta estratégia foi iniciada no dia 6 de abril, com a priorização de 1 milhão de idosos e adultos imunossuprimidos. O calendário deste público foi programado com escalonamento das faixas etárias, começando pelos mais velhos. Os grupos acima de 80 anos e imunossuprimidos já entraram na estratégia em semanas anteriores e, desde segunda-feira (27), a oferta das doses está em curso para pessoas de 70 a 79 anos. Os que têm entre 60 e 69 anos serão contemplados entre os dias 4 e 10 de outubro.

As doses adicionais são aplicadas com base nos intervalos de tempo mínimos após a segunda dose ou conclusão do esquema vacinal de pelo menos seis meses para quem tem 60 anos ou mais, e ao menos 28 dias para os adultos com imunossupressão.

Conforme a pasta estadual, todos os imunizantes disponíveis na rede pública de saúde são seguros, eficazes e podem ser utilizados nesta iniciativa. (Ana Cláudia Martins)