Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Santa Casa terá serviço para pacientes renais

30 de Setembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Contrato foi assinado ontem pelo prefeito Rodrigo Manga.
Contrato foi assinado ontem pelo prefeito Rodrigo Manga. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (29/9/2021))

O início do pré-atendimento cirúrgico na Santa Casa de Sorocaba, para tratar pacientes com cálculo renal, por meio de procedimento à laser, foi lançado ontem (29) pela Prefeitura de Sorocaba. Durante o evento, foi assinado o contrato autorizando o início do serviço. O valor é de R$ 10 mil por paciente.

Um novo equipamento entra em operação no hospital e passa a oferecer um atendimento inédito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes de Sorocaba. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, o serviço será custeado pela administração municipal, com o objetivo de zerar a fila de espera na cidade.

Os procedimentos começam já em outubro, beneficiando 50 pacientes. Depois, 15 pacientes por mês serão atendidos.

O gestor e presidente da Irmandade Santa Casa de Sorocaba, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, disse que muitos pacientes chegavam ao hospital sofrendo com o cálculo renal e alguns chegaram a perder o rim por falta do equipamento conhecido como Lico Laser, já que o SUS não oferece esta opção.

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), disse que o início do atendimento com o novo equipamento irá reduzir o tempo de espera na rede municipal de Saúde. “Depois, o próximo passo é iniciar os mutirões para eliminar as filas por cirurgias, consultas e exames de imagem na cidade”, destaca.

Já o secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues, afirma que este tipo de atendimento era feito somente no Hospital Santa Lucinda e atualmente há 60 pacientes que esperam pelo procedimento, sendo que algumas pessoas estão há mais de três anos na fila.

Familiares e pacientes com cálculo renal também acompanharam o evento de lançamento do serviço no auditório da Santa Casa de Sorocaba. (Ana Cláudia Martins)