Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Sorocaba está há quatro dias sem notificação de novos óbitos por Covid-19

Um dos principais motivos é o avanço da vacinação contra a doença na cidade, que já aplicou quase um milhão de doses das vacinas

28 de Setembro de 2021 às 16:47
Ana Claudia Martins [email protected]
Pesquisadores da rede pública de saúde do Distrito Federal estudam evolução do coronavírus, causador da Covid-19, em pacientes.
Pesquisadores da rede pública de saúde do Distrito Federal estudam evolução do coronavírus, causador da Covid-19, em pacientes. (Crédito: Acácio Pinheiro/Agência Brasília)

Sorocaba está há quatro dias sem receber notificação de novos óbitos causados pela Covid-19. A informação é da Prefeitura de Sorocaba. Porém, as pessoas devem continuar usando máscara e continuar com as medidas preventivas, como álcool gel, distanciamento e evitar aglomerações.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, o último óbito notificado ao município e informado no Boletim Covid ocorreu no dia 24 de setembro. “Trata-se de um homem de 57 anos, diabético, hipertenso e cardiopata, que faleceu no dia 23 de setembro”, informa.

Conforme a Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, os principais motivos para a queda no número de óbitos pela doença, assim como a redução de novos casos e internações, são principalmente o avanço da vacinação, além das medidas preventivas, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

Contudo, a pasta municipal destaca que a cidade pode receber novas notificações de óbitos pela Covid-19 nos próximos dias, inclusive com dados “atrasados”, ou seja, o que seria uma retroalimentação dos números. Deste modo, não é possível afirmar, neste momento, que é a primeira vez que Sorocaba fica mais dias sem receber novas notificações de mortes pela doença.

Já a vacinação contra a Covid-19 na cidade segue avançando. De acordo com a SES, até a última terça-feira (28), o total de 935.223 doses das vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas na população, sendo 565.296 da primeira aplicação, 347.871 da segunda dose, 18.039 da dose única e 4.017 da terceira aplicação ou dose de reforço.

A pasta municipal reforça que as pessoas completem o esquema vacinal da Covid-19, usem máscara, álcool em gel e mantenham o distanciamento social.

Primeira morte ocorreu março de 2020

Sorocaba confirmou a primeira morte pela Covid-19 no dia 28 de março de 2020. Um idoso, de 92 anos, que estava internado em um hospital particular da cidade, faleceu por conta da doença.
Já no dia 5 de abril de 2021, a cidade bateu recorde no número de mortes pela Covid-19 notificadas em um único dia. Na data, no total, foram 62 óbitos.

Na ocasião, a Prefeitura de Sorocaba informou que nem todos óbitos ocorreram nas últimas 24 horas, e que muitos são do final de março, mas considerou a situação preocupante.

Além disso, naquele dia, nenhuma cidade do interior paulista registrou número de mortes pela Covid-19 tão alto como Sorocaba. Outro sinal de alerta e preocupação no dia 5 de abril deste ano foi que os hospitais da cidade voltaram a registrar 100% de lotação dos leitos para covid.

Já o recorde anterior na cidade por conta da Covid-19 tinha ocorrido em 29 de março de 2021, quando o boletim informou a morte de 54 pessoas no total.

Em Votorantim

Até segunda-feira (27), Votorantim havia ficado 18 dias consecutivos sem registro de mortes por Covid-19. Ontem (28), a Prefeitura confirmou quatro óbitos. Uma das mortes ocorreu ontem, um homem, com 45 anos de idade, que não tinha comorbidades. Os outros três óbitos ocorreram em agosto e no início de setembro. Entre as três mortes, duas foram de mulheres, com 57 e 63 anos, sem comorbidades, ocorridas em 15 de agosto. O homem, com 59 anos, também não tinha comorbidades e faleceu em 7 de setembro.


A confirmação ocorreu ontem devido à retroalimentação do sistema. O número de mortes agora é de 519, anotados desde o início da pandemia. Também foram registrados sete novos casos, e o número passou de 12.964 para 12.971. A quantidade de recuperados permaneceu em 12.428. Os casos suspeitos são 31. Os pacientes aguardam os resultados dos exames para a confirmação ou não da doença.
Atualmente, Votorantim tem três leitos Covid-19 ocupados em unidades de saúde da cidade. Todos são do Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça - dois no setor de enfermaria e o terceiro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A atual taxa de ocupação da UTI e na enfermaria do hospital municipal é de 6%. Nas demais unidades de saúde é de 0%. Atualmente, 60% da população adulta já está com o esquema vacinal completo.

Atualizado às 22h47, com atualização dos dados de Votorantim, incluindo quatro mortes, e com Sorocaba completando quatro dias sem óbitos.