Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Autosserviço em postos é discutido em audiência na Câmara

Projeto proíbe a instalação de bombas que dispensam o trabalho de frentista e prevê multas para estabelecimento infrator

28 de Setembro de 2021 às 01:38
Cruzeiro do Sul [email protected]
Projeto quer evitar demissão em massa no setor e, por consequência, um desequilíbrio econômico e social
Projeto quer evitar demissão em massa no setor e, por consequência, um desequilíbrio econômico e social (Crédito: VINICIUS FONSECA / ARQUIVO JCS (22/10/2020))

A Câmara de Sorocaba realizou nesta segunda-feira (27) audiência pública para discutir a proposta de proibir a instalação de bombas de autosserviço nos postos de combustíveis. O encontro ocorreu por iniciativa do vereador Cícero João (PTB).

O parlamentar é autor do projeto de lei número 332 de 2021, que trata do assunto e está tramitando na Câmara Municipal de Sorocaba, aguardando parecer da Comissão de Justiça. O projeto proíbe a instalação de bombas que dispensam o trabalho do frentista (por isso são chamadas de “autosserviço”) e prevê multas para o estabelecimento que infringir a regra, caso aprovada.

Na justificativa de sua proposta, Cícero João enfatiza que o objetivo de seu projeto “é evitar demissão em massa no setor, uma vez que a implantação de bombas de autoatendimento significaria um desequilíbrio econômico e social”. Também salienta que a medida visa evitar acidentes graves, com o manuseio das bombas pelos clientes, que não estão preparados para operá-las.

“Se for permitido que qualquer pessoa possa manusear as bombas, certamente ocorrerão diversos acidentes, pois se trata de material de alta periculosidade por ser inflamável, conter benzeno, e outras substâncias insalubres e perigosas”, afirma o vereador. (Da Redação)