Buscar no Cruzeiro

Buscar

Esgoto tratado

Comissão do Saae analisará parceria para tratamento de esgoto

Chegou-se a cogitar a transferência da administração da entidade à iniciativa privada

28 de Setembro de 2021 às 01:32
Marcel Scinocca [email protected]
Parcerias podem ser propostas para serviços de tratamento de esgoto em Sorocaba
Parcerias podem ser propostas para serviços de tratamento de esgoto em Sorocaba (Crédito: Divulgação)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) formará uma comissão para estudar a viabilidade ou a possibilidade de parceria para o tratamento de esgoto de cidade, hoje gerenciado pela instituição. A informação foi confirmada na sexta-feira (24) pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba (Secom), após questionamentos do Cruzeiro do Sul sobre o tema e por questionamentos de funcionários da autarquia.

Conforme os servidores do Saae, o assunto preocupa vários setores da instituição. Os funcionários questionam o que ocorrerá com suas funções em caso de mudança. Chegou-se a cogitar, inclusive, a transferência da administração da entidade à iniciativa privada, por meio da concessão, fato negado pelo prefeito.

Recentemente, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) afirmou em uma rádio local, ao negar a privatização do Saae, que poderia fazer parceria com relação ao tratamento de esgoto da cidade.

A reportagem questionou a Prefeitura sobre os seguintes pontos: A que parceria se referia o prefeito? Como seria essa parceria? De que forma isso beneficiaria a cidade? Existe algum estudo ou projeto nesse sentido?

Em resposta, o Saae/Sorocaba informou “que será proposta a criação de uma comissão para estudar a viabilidade de algum tipo de parceria no serviço de esgotamento sanitário do município, ainda sem mais detalhes”. (Marcel Scinocca)

Galeria

Confira a galeria de fotos