Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Unidade de saúde do São Guilherme volta o atendimento como UBS e PA

28 de Setembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Centro de Estabilização Covid foi desativado e local retoma serviços anteriores.
Centro de Estabilização Covid foi desativado e local retoma serviços anteriores. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (27/9/2021))

Com a melhora da situação epidemiológica no município e após atuar seis meses como Centro de Estabilização Covid, a Unidade Básica de Saúde (UBS) e Pronto Atendimento (PA) São Guilherme voltou a atender a população, de modo geral, ontem (27), a partir das 8h.

O objetivo da mudança é promover melhor acesso à Rede Municipal de Saúde de Sorocaba. Com isso, o município volta a contar com 32 UBSs e nove Unidades de Urgência e Emergência para oferecer assistência geral aos cidadãos.

As UBSs realizam atendimentos, como consultas médicas para pediatria, gestantes e às pessoas com queixas, prescrição de receitas de medicamentos de uso contínuo, distribuição de remédios, vacinação, além de outras demandas.

O PAs são para atendimento dos casos de urgência e emergência. A UBS São Guilherme atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Como PA, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e 24h nos fins de semana e feriados.

“Com o avanço da vacinação e a melhora do cenário Covid na cidade, a UBS e PA São Guilherme volta a atender toda a população, com melhor estrutura após reforma e com atendimentos médicos e de urgência e emergência para adultos e crianças”, disse o prefeito Rodrigo Manga.

O secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues, destaca que, mesmo com a melhora na situação epidemiológica, é importante que as pessoas continuem se cuidando e completem o esquema vacinal, com as doses necessárias da vacina contra a Covid-19. “É uma vitória poder reabrir a UBS e PA São Guilherme. Que cada vez mais, possamos melhorar a saúde dos sorocabanos e vencer a pandemia”, destaca.

Os horários e endereços de cada UBS e PA em Sorocaba podem ser todos consultados pelo link https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/selu.

Como era antes

Os moradores que passam por atendimentos de rotina, como consultas, ou atendimentos de urgência e emergência na UBS e PA São Guilherme aprovaram a volta do funcionamento da unidade de saúde, que estava atendendo somente casos de Covid-19.

Por conta da mudança temporária, os pacientes foram transferidos para a UBS do Maria Eugênia, o que desagradou parte dos moradores do São Guilherme por conta da distância, além de sobrecarregar aquela unidade de saúde.

A dona de casa Caroline Lima, de 24 anos, é uma das moradores do São Guilherme que comemorou o retorno normal de atendimentos na UBS e PA São Guilherme. “Eu fui marcar consulta para a minha com o pediatra. Estou contente que normalizou o atendimento, pois a UBS do Maria Eugênia é mais longe e prefiro o atendimento dessa unidade”, destaca. (Ana Cláudia Martins)