Buscar no Cruzeiro

Buscar

Histórias que Inspiram

Facens promove bate-papo com sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima

Esta é a segunda edição do Histórias que Inspiram, evento virtual que visa fomentar reflexões sobre a vida

27 de Setembro de 2021 às 10:56
Da Redação [email protected]
Crédito da foto: Divulgação / Facens
Crédito da foto: Divulgação / Facens (Crédito: Crédito da foto: Divulgação / Facens )

Na semana em que o Centro Universitário Facens comemora 45 anos, a instituição promove um bate-papo online com Kunihiko Bonkohara, sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima. O evento virtual acontece dia 28 de setembro, às 19h.

O bate-papo também conta com Rogério Nagai, idealizador do projeto “Sobreviventes pela Paz” e único responsável no mundo por colocar sobreviventes reais da bomba atômica em cena, relatando suas histórias, com objetivo de sensibilizar o público para que esses crimes contra a humanidade nunca mais ocorram.

A palestra, seguida de bate-papo com o público, já foi realizada em diversas cidades do país e em cerca de 50 países, sempre com propósito de propagar e incentivar a cultura pela paz. O Histórias que Inspiram, promovido pelo DRI Facens (Departamento de Relações Internacionais da Facens) e pelo ENLACE (laboratório de colaboração socioemocional da Facens), é gratuito e aberto ao público.

Veja mais informações sobre os palestrantes:
• Kunihiko Bonkohara - tem 81 anos, nasceu no Japão em Shizuoka e se mudou para Hiroshima 4 meses antes do lançamento da bomba, por causa do trabalho do pai, engenheiro civil, que havia sido transferido para a cidade. Tinha 5 anos no dia em que a bomba foi lançada, estava no escritório do pai, que ficava a 2 km do epicentro da explosão. Em 2000, entrou para a Associação Hibakusha Brasil pela Paz. A partir de 2005, começou a fazer palestras contando sua história. Em 2010, embarcou no Peace Boat (navio da paz) para ministrar palestras voluntariamente em prol da paz, onde já esteve em quase 50 países. Atualmente, é vice-presidente da Associação Hibakusha Brasil pela Paz. Desde 2013, atua no espetáculo “Os Três Sobreviventes de Hiroshima” dentro do projeto Sobreviventes pela Paz, atuando com mais 2 sobreviventes da bomba atômica. Em 2019, recebeu o Colar de Honra ao Mérito da ALESP - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pelos relevantes serviços prestados à comunidade em prol da paz, sendo a mais alta honraria do legislativo paulista.

• Rogério Nagai – bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Santa Cecília, é também ator profissional formado pelo Teatro-Escola Macunaíma, além de produtor, diretor, empreendedor cultural, palestrante e empresário. Como ator, trabalhou com importantes nomes da cena teatral nacional e internacional e atuou de inúmeros espetáculos teatrais, filmes publicitários e participações em novelas. Desde 2009, ministra oficinas e workshops para empresas e grupos com temas sobre criatividade, vencer a timidez e resolução de conflitos em ambientes corporativos para melhor performance empresarial. Cursou pós-graduação em Fundamentos da Cultura e das Artes pelo Instituto de Artes da UNESP. Desde 2013, dirige o espetáculo “Os Três Sobreviventes de Hiroshima”, dentro do projeto Sobreviventes pela Paz, realizado com 3 sobreviventes da bomba atômica. Em 2019, recebeu o Colar de Honra ao Mérito da ALESP - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pelos relevantes serviços prestados à comunidade em prol da paz, sendo a mais alta honraria do legislativo paulista. É idealizador e coordenador geral do projeto Sobreviventes pela Paz, além de ator nos espetáculos “Os três sobreviventes de Hiroshima” e “O Legítimo Pai da Bomba Atômica”.

As inscrições para a conversa online com Kunihiko e Rogério podem ser feitas pelo link –https://www.sympla.com.br/historias-que-inspiram-facens-com-sr-kunihiko-bonkohara__1339853 .