Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Passeio ciclístico em celebração ao Dia da Árvore reúne 500 ciclistas

A iniciativa arrecadou 200 kg de alimentos não perecíveis para a campanha "A Fome não é Fake"

26 de Setembro de 2021 às 14:21
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
O passeio ciclístico fez parte da programação especial em comemoração ao Dia da Árvore
O passeio ciclístico fez parte da programação especial em comemoração ao Dia da Árvore (Crédito: Divulgação / Secom Sorocaba)

O Passeio Ciclístico da Primavera e em celebração ao Dia da Árvore reuniu 500 ciclistas e arrecadou 200 kg de alimentos não perecíveis, na manhã deste domingo (26). A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), da Secretaria da Saúde (SES) e da Secretaria da Cultura (Secult), teve a concentração dos participantes no estacionamento do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, e seguiu o trajeto até o Parque das Águas, no Jardim Abaeté.

O passeio ciclístico fez parte da programação especial em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro) e à chegada da Primavera (22 de setembro) e teve como objetivo incentivar a prática esportiva, assim como conscientizar a população em relação à conservação do meio ambiente. A atividade seguiu todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19.

A atividade beneficiou, ainda, a campanha “A Fome não é Fake!”, com a arrecadação de 200 kg de alimentos perecíveis. Organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), a campanha tem como intuito distribuir esses alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade.

O secretário de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, Antonio Prieto, destacou a relevância do evento para valorizar a importância da arborização na cidade. “Além da conscientização sobre o Dia da Árvore, essa realização arrecadou alimentos e promoveu o incentivo ao uso da bicicleta. Em uma única ação, foi possível oferecer diversas atividades e serviços à população”, ressaltou.

Durante o trajeto, os participantes fizeram uma parada no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, no Jardim Dois Corações, onde tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o espaço, a importância de se plantar árvores na cidade e, também, souberam mais sobre a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) S-1, que fica próximo ao Jardim Botânico.

Os ciclistas seguiram até o Parque Porto das Águas, local onde a Sema realizou um plantio de árvores, visando à neutralização de carbono gerada pelo próprio passeio ciclístico e, na sequência, passaram ao lado da ETE S-1.

Ao chegar ao ponto final, no Parque das Águas, os participantes tiveram a oportunidade de participar de atividades gratuitas variadas, oferecidas pela Prefeitura de Sorocaba às pessoas de todas as idades. A Secretaria da Saúde realizou gratuitamente aferição de pressão e glicemia. A Secretaria de Esportes e Lazer promoveu oficinas de modalidades esportivas.

Ainda, houve apresentação musical organizada pela Secretaria da Cultura, bem como uma feira de adoção de cães que vivem abrigados na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, com o objetivo de incentivar a adoção responsável de animais de estimação na cidade.