Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Ações buscam melhorias nos serviços de iluminação pública

Prefeitura vai ampliar manutenções preventivas e corretivas

26 de Setembro de 2021 às 00:01
Marina Bufon [email protected]
O município é responsável por 70.230 pontos de iluminação pública.
O município é responsável por 70.230 pontos de iluminação pública. (Crédito: ERICK PINHEIRO / ARQUIVO JCS)

Alguns moradores de Sorocaba têm reclamado constantemente sobre a falta ou deficiência de iluminação em alguns pontos da cidade, com algumas ruas quase inteiramente escuras. Com o objetivo de mitigar esses problemas, a Prefeitura está desenvolvendo algumas ações para melhorar o serviço tanto de atendimento de solicitações, quanto de trocas de lâmpadas queimadas ou oscilantes no município. Atualmente, as solicitações são recebidas pelos canais de atendimento da Prefeitura e a realização dos serviços é executada por funcionários da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo).

A municipalidade é responsável pela manutenção de aproximadamente 70.230 pontos de iluminação pública, incluindo praças, parques e avenidas principais. “O setor de iluminação pública recebe uma alta demanda de solicitações, incluindo de manutenção de um ou vários pontos (acesas, apagadas ou oscilantes), em ruas, praças, avenidas e áreas públicas. Incluem-se também solicitações para novos pontos, melhorias da iluminação pública e vistorias em locais com problemas de fornecimento de energia em áreas públicas”, informou em resposta aos questionamentos da reportagem.

Entre as medidas para melhorar a iluminação pública de Sorocaba, está em curso um processo licitatório para contratação de empresa especializada para ampliar as equipes de serviços (manutenção preventiva e corretiva, além de vistorias técnicas), assim como a elaboração de um projeto para a ampliação de novos pontos de iluminação.

Além disso, a municipalidade informou que encontram-se em execução, por meio de medidas mitigatórias, programas de eficiência energética junto à concessionária de energia CPFL Piratininga, com a modernização dos sistemas de iluminação pública existentes na avenida Ipanema e na avenida Antonio Silva Saladino. Posteriormente, serão iniciadas as instalações de LED na rua Hermelino Matarazzo, na rua Comendador Oetterer, na avenida e na ciclovia da avenida Dom Aguirre e na avenida Itavuvu.

Por fim, a Prefeitura afirmou que estão sendo desenvolvidos projetos específicos para a instalação de lâmpadas de LED, por meio do programa Mobilidade e Desenvolvimento Urbano - Desenvolve Sorocaba, como forma de modernização do Parque de Iluminação Pública.

Troca de lâmpadas

É possível solicitar troca de lâmpadas na cidade pelos seguintes canais de atendimento: telefone 156; WhatsApp: (15) 99129-2426; Casas do Cidadão e Portal de Iluminação Pública (servicos.sorocaba.sp.gov.br/iluminacao). Segundo a Prefeitura, o prazo para atendimento é de até 20 dias corridos para solicitações registradas pelos diferentes canais, conforme Decreto nº 22.604, de 14 de fevereiro de 2017.

A solicitação é recebida pelos canais e encaminhada ao setor de Iluminação Pública. Por meio desse pedido, uma ordem de serviço é gerada, de forma setorizada, e distribuída às equipes operacionais para execução. (Marina Bufon)