Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segurança

Duas escolas municipais de Sorocaba são furtadas

Prefeitura anuncia que vai ampliar o serviço de vigias nas unidades

25 de Setembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
CEI-62, do bairro Parada do Alto, teve torneiras e parte do duto de gás furtadas.
CEI-62, do bairro Parada do Alto, teve torneiras e parte do duto de gás furtadas. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (24/9/2021))

Dois furtos em escolas municipais dos bairros Laranjeiras e Parada do Alto foram registrados nos últimos dias. Essas ocorrências acontecem dois meses após a contratação de 200 vigias, distribuídos em 50 postos de trabalho nas unidades escolares de Sorocaba. De acordo com os dados da GCM, já houve uma queda de até 81,6% das ocorrências após a atuação dos vigias.

A escola do bairro Laranjeiras sofreu furto da fiação elétrica, enquanto a CEI-62, do bairro Parada do Alto, teve torneiras e parte do duto de gás furtadas. As aulas no CEI-62 tiveram que ser suspensas e a manutenção foi realizada por equipes da administração municipal na manhã de terça-feira (21). Os reparos da escola do bairro Laranjeiras também já foram realizados e ambas unidades estão funcionando normalmente.

Conforme a Secretaria de Educação (Sedu), o trabalho de todas as secretarias envolvidas nesse programa é no sentido de zerar essas ocorrências. “A Sedu já está trabalhando para ampliar esse serviço para outros próprios da educação ainda neste ano e, por uma questão estratégica de segurança, os locais de atuação dos vigias não são divulgados”, explicou a pasta.

O primeiro contrato foi feito de forma emergencial e começou a ser aplicado no dia 12 de julho deste ano e tem duração de 6 meses. Em entrevista a rádio Cruzeiro FM 92,3, na quarta-feira (22), o secretário municipal de Segurança Urbana, coronel Vitor Gusmão, informou que uma nova licitação será feita, e que mais escolas serão contempladas com os vigias. No mesmo dia, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) disse a Cruzeiro FM que o contrato atual de vigias é experimental e não contempla todas as escolas municipais. As escolas furtadas não contavam com esse serviço no momento da ação criminosa. Disse também que a Prefeitura prepara um aditamento do contrato para aumentar o número de vigias de modo que o projeto seja levados a todas as unidades de ensino administradas pelo município.

Na primeira fase do projeto foi investido um valor aproximado de R$ 4,6 milhões, podendo ampliar para mais de 70 postos de trabalho, o que, segundo a Secretaria da Educação, já deverá acontecer nos próximos meses. Atualmente, o critério de escolha das unidades escolares para receber vigias segue um levantamento feito pelo observatório de segurança pública da Secretaria de Segurança Urbana.

Atualmente, duas equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) fazem rondas em 10 escolas por noite para inibir os furtos, de acordo com o secretário à reportagem da rádio. Os 200 vigias trabalham em quatro turnos de seis horas, que somam 24 horas de segurança por dia. (Da Redação)