Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Samba pode ser incluído nos projetos sinfônicos de Sorocaba

A Secretaria da Cultura (Secult) realizou um encontro com artistas, nesta terça-feira (21), para viabilizar uma nova ação cultural

24 de Setembro de 2021 às 19:18
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Secretário da Cultura Luiz Antonio Zamuner e os artistas Cláudio Silva e Marcelo Lopes.
Secretário da Cultura Luiz Antonio Zamuner e os artistas Cláudio Silva e Marcelo Lopes. (Crédito: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba)

A Secretaria da Cultura (Secult), representada pelo secretário Luiz Antonio Zamuner, recebeu, na terça-feira (21), no Chalé Francês, os artistas Cláudio Silva e Marcelo Lopes. O intuito do encontro foi de viabilizar uma nova ação cultural em Sorocaba e contou, ainda, com a presença do servidor da Secult Melquisedeque Luiz da Silva.

Na ocasião, foi apresentada a proposta de inclusão do Samba aos projetos sinfônicos da cidade, assim como já foi feito o Rock Sinfônico, que traz ao público os clássicos do rock’n roll, interpretados com roupagem sinfônica.

O secretário concordou com a intenção de trazer a comunidade do samba para os futuros projetos com a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, com um repertório formado por clássicos do Samba, além de músicas de compositores da cidade. “Assim como há estilos de pintura, também há estilos musicais. Todas têm o seu valor e o Samba é uma identidade da música brasileira no mundo inteiro, que muito nos orgulha”, destaca Zamuner.

Cláudio Silva e Marcelo Lopes têm, há anos, uma história com o Samba em Sorocaba, com projetos precursores de música autoral na cidade. Cláudio atua com o “Panela do Samba” há 12 anos. Já, Marcelo está há 14 anos com o “Semente do Samba”. “É gratificante ter uma posição de um secretário que está aberto a nos ouvir”, disse Cláudio, durante a reunião.