Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Moradores do Central Parque reclamam de desvio em rota de ônibus

O desvio alternativo feito na rua Antônio Anacleto de Souza estaria causando trincas nas casas que ficam na via, segundo relatos

24 de Setembro de 2021 às 17:27
Wilma Antunes [email protected]
Antes da paralisação, o sistema estava funcionado com 40% da frota. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (27/4/2020)
Segundo moradores, o desvio provisório já dura dez meses. (Crédito: Antes da paralisação, o sistema estava funcionado com 40% da frota. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (27/4/2020))

Atualizada às 19h40 para acrescentar o posicionamento da Prefeitura de Sorocaba

Moradores do bairro Central Parque, zona oeste de Sorocaba, enfrentam uma situação complicada desde o início deste ano. O transtorno se deve a alteração na rota do transporte coletivo que segue em direção ao Centro da cidade. O desvio alternativo feito em uma rua estreita estaria causando afundamentos na pista e trincas nas casas que ficam próximas à via, segundo relatos.

O novo caminho surpreendeu a população que mora no bairro. Se antes o coletivo passava pela rua José Marciano da Silva para acessar o ponto de ônibus da Osmar Maciel, agora, o veículo passa pela a rua Antônio Anacleto de Souza. Sílvio Oliveira, de 57 anos, é um dos moradores incomodados com novo trajeto.

Além de prejudicar os imóveis, ele também se preocupa com o risco de atropelamento. “A rua da minha casa, a Antônio Anacleto já apresenta afundamentos e trincas nas residências, inclusive na minha. Outro risco é o atropelamento de usuários dos ônibus que não conseguem visualizar do ponto, que vêm da Antônio Anacleto”, conta Oliveira.

Ele ainda diz que acionou a ouvidoria da Urbes - Trânsito e Transporte, mas a solução não veio. A resposta que o morador teria recebido é de que o desvio seria provisório, porém, a situação já perdura por quase dez meses. Para ele, a situação que o incomoda há tanto tempo é um “absurdo”.

A Prefeitura de Sorocaba informou ao jornal Cruzeiro do Sul que a mudança na rota do ônibus foi feita em 31 de janeiro deste ano, devido a problemas no pavimento do itinerário original da linha na rua José Marciano.

A municipalidade também alega que a via utilizada não apresenta impedimento para circulação de veículos grandes, no entanto, uma equipe de fiscalização deve retornar ao local para reavaliar as condições de circulação.

"Trata-se de uma medida provisória, até que o pavimento do trecho original possa ser restabelecido, tão logo seja finalizada avaliação técnica de viabilidade para tanto", afirma a administração municipal.