Buscar no Cruzeiro

Buscar

Racionamento de água

Salto endurece racionamento de água a partir desta sexta (24)

Devido à queda na captação de água, o sistema funcionará com 20 horas de abastecimento aberto e 28 horas fechado

24 de Setembro de 2021 às 11:43
Da Redação [email protected]
Fase de Transição laranja/vermelha do Racionamento prevê 20h de abastecimento aberto e 28h de abastecimento fechado
Fase de Transição laranja/vermelha do Racionamento prevê 20h de abastecimento aberto e 28h de abastecimento fechado (Crédito: Divulgação/Saae)

A cidade de Salto iniciou, nesta sexta-feira (24), após reunião do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), na tarde de quinta, a implantação da fase de transição laranja/vermelha de abastecimento de água devido à queda de captação, ainda mais porque há previsão de chuvas intensas apenas a partir do dia 15 de outubro. Agora, o sistema funcionará com 20 horas de abastecimento aberto e 28 horas de abastecimento fechado.

Segundo o Saae da cidade, a medida é uma alternativa emergencial que antecede a implantação da fase vermelha, mais rigorosa - 36 horas com abastecimento fechado e 12 horas aberto, anunciado no fim de junho. A autarquia ainda lembra que, da abertura dos reservatórios até a pressurização total da rede, pode haver o intervalo de algumas horas, tornando o período sem água ainda maior nas partes mais altas de Salto e nos finais de linha.

A região vem passando pelo período de estiagem mais crítico dos últimos 90 anos. Algumas medidas já haviam sido tomadas na cidade, com a implantação de fases de racionamento menos rígidas. No entanto, com o retorno do calor e ausência de chuvas, foi necessário avançar mais uma fase do plano de abastecimento.

Os dois mananciais de Salto - Ribeirão Piraí e Ribeirão Buru - chegaram a níveis muito abaixo do normal, mesmo com a redução da captação. Segundo o grupo de trabalho, “se a gente mantiver a coleta máxima, como em dias normais, em poucas horas a barragem seca”. Por conta disso, o SAAE orienta a população a ter caixa d’água em suas casas, além de continuar com economia de água.