Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Região central terá uma Casa do Cidadão

24 de Setembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Sorocaba tem sete Casas do Cidadão, uma delas na avenida Ipanema.
Sorocaba tem sete Casas do Cidadão, uma delas na avenida Ipanema. (Crédito: Emidio Marques / Arquivo JCS (22/3/2019))

Uma nova Casa do Cidadão será aberta na região central da cidade. Será a oitava unidade em Sorocaba, e irá funcionar no shopping Pátio Cianê, que fica na av. Dr. Afonso Vergueiro, ao lado do Terminal Santo Antônio, o maior da cidade. A Prefeitura ainda não divulgou a data de início do atendimento na nova Casa do Cidadão.

O anúncio foi feito pelo prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), na quarta-feira (22), no sexto andar do Paço Municipal. Na ocasião, também foi anunciado que a nova Casa do Cidadão passará a ter um posto de atendimento da Polícia Federal de Sorocaba, para atender imigrantes da cidade e dos demais 47 municípios da região.

A expectativa é que o serviço de imigração da Polícia Federal comece a atender na nova Casa do Cidadão até o fim do ano.

Segundo a Prefeitura, a nova Casa do Cidadão irá funcionar em um espaço no shopping Pátio Cianê. O contrato de utilização do imóvel já foi assinado nesta semana. A Prefeitura finaliza os acertos para a implantação da unidade de serviços.

Assim que o setor de imigração da Polícia Federal for transferido, da atual sede, para essa unidade recém-anunciada, o ideia é que esse e outros serviços também possam ser estendidos para as demais Casas do Cidadão.

Coordenadas pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), as Casas do Cidadão são unidades de relacionamento entre a Prefeitura de Sorocaba e o cidadão. Elas estão localizadas geograficamente de forma estratégica pela cidade.

Atualmente são sete, em várias regiões: Jardim Ipiranga, Éden, Brigadeiro Tobias, av. Itavuvu, av. Ipanema, av. Nogueira Padilha e Paço Municipal. Ainda há o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, na Vila Leão.

De acordo com a Prefeitura, a nova Casa do Cidadão também deverá oferecer novos serviços, por meio de parcerias com o INSS e com o Sebrae-SP, para a formalização de microempreendedores individuais (MEIs), por exemplo. O novo modelo de atendimento deverá ser levado para as demais unidades já existentes.

Diversos serviços

Além de oferecer serviços próprios da Prefeitura de Sorocaba, bem como da Administração Indireta como é o caso da Urbes e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), o Poder Público mantém parcerias com instituições, como o Tribunal de Justiça de São Paulo, Correios e o Procon, em algumas unidades. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, no Paço, e das 8h às 16h nas demais unidades. (Ana Cláudia Martins)