Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Saae realiza limpeza na foz do Lavapés

24 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
O serviço foi executado com apoio de uma retroescavadeira.
O serviço foi executado com apoio de uma retroescavadeira. (Crédito: SECOM SOROCABA)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realizou, no último fim de semana, a manutenção regular na foz do córrego Lavapés, ou seja, no encontro com o Rio Sorocaba. O serviço foi executado pelos servidores da autarquia, com apoio de uma retroescavadeira, para a retirada do sedimento depositado no leito do córrego. Também foi removido o mato e outros resíduos carreados pela correnteza, em dias de chuva.

A intervenção ocorreu no Jardim Pelegrino, na região compreendida entre a avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e o fim da Rua Saliba Mota. Todo o material recolhido foi transportado por caminhão e depositado em aterro apropriado.

A intervenção é realizada periodicamente, seguindo uma programação da autarquia, a fim de manter preservado e limpo o ecossistema, tanto do córrego, como do Rio Sorocaba. Isso porque o lixo jogado nas ruas e parques da cidade, além de sujar esses espaços públicos, impacta seriamente a biodiversidade ao chegar no rio, pois os detritos flutuantes ainda causam prejuízo, sobretudo, à fauna aquática.

“Para manter a limpeza do sistema de drenagem, a população também pode colaborar, deixando de jogar lixo em vias públicas e impedindo que materiais de construção, como areia, pedra ou terra, sejam levados pela água da chuva, pois os mesmos ainda entopem as bocas de lobo e redes de drenagem”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

Em maio deste ano, a autarquia já havia feito a limpeza do referido córrego, ao longo de aproximadamente 1.100 metros de extensão, no trecho junto à avenida Carlos Sonetti, no Jardim Prestes de Barros.

O Lavapés corta a Rodovia Raposo Tavares (SP-270), passa pela região do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e da Vila Hortência, até desaguar no Rio Sorocaba. No início dos anos 2000 o córrego foi canalizado em toda a sua extensão urbana, desde o Jardim Rosária Alcoléa, totalizando 3.400 metros -- e ainda teve suas margens urbanizadas. (Da Redação)