Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Suspeitos de aplicar golpe com falsas pesquisas da Covid têm prisão preventiva decretada

Quadrilha usava a "pesquisa" para clonar o WhatsApp da vítima e pedir dinheiro para os familiares

23 de Setembro de 2021 às 14:27
Da Redação [email protected]
Sede da Deic em Sorocaba, que fica na avenida General Carneiro, ao lado da Delegacia Seccional da cidade.
Sede da Deic em Sorocaba, que fica na avenida General Carneiro, ao lado da Delegacia Seccional da cidade. (Crédito: Fábio Rogério )

Suspeitos de aplicar golpe com falsas pesquisas sobre a Covid, através do WhatsApp, tiveram prisão preventiva decretada nesta quinta-feira (23). 

De acordo com a Polícia Civil de Sorocaba, por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), as investigações demonstraram que os integrantes da associação criminosa ligavam para as vítimas, se passando por servidores do Ministério da Saúde. Eles simulavam que estavam realizando pesquisas sobre a sobre a doença.

No total, mais de 50 pessoas foram vítimas do grupo. Acreditando na encenação, as pessoas passavam seus dados e, com isso, o grupo clonaria o WhatsApp das vítimas. Conforme a polícia, após conseguirem a lista de contatos, os criminosos mudavam a dinâmica e, se passando pelas vítimas, solicitavam empréstimos a familiares e amigos.

Relembre a operação Ripley 

A operação Ripley foi realizada na madrugada de segunda-feira (13), no bairro de Itaquera, em São Paulo. Ao menos 50 policiais da Deic participaram da operação. "Não houve reação e não houve resistência", diz o delegado da Deic Rodrigo Ayres. "Estamos investigando há aproximadamente seis meses. Essa investigação iniciou-se em razão de uma vítima aqui de Sorocaba. Depois conseguimos descobrir diversas vítimas em todo o estado. No decorrer da investigação conseguimos identificar aí tanto o núcleo operacional, ou seja, aquele que faz as ligações, como também o núcleo financeiro", explica.

Como as investigações seguem, a Polícia Civil ainda não tem o número de vítimas e nem os valores obtidos pela quadrilha de forma criminosa.

Em São Paulo, foram apreendidos vários dispositivos eletrônicos, incluindo celulares, tablets e notebooks. Foram 11 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão, todos na zona leste da capital. Os policiais civis da Deic Sorocaba desarticularam o núcleo operacional e o núcleo financeiro do grupo.