Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crise Hídrica

Vazamento de água em Sorocaba: depois de 15h, Saae inicia manutenção

O caso acontece no momento em que o País enfrenta uma grande crise hídrica

23 de Setembro de 2021 às 10:42
Kally Momesso [email protected]
Vazamento de água em Sorocaba
Vazamento de água em Sorocaba (Crédito: Josimar)

Atualizada às 12h14

Depois de 15 horas de um vazamento de água, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) se deslocou, hoje (23), até a rua Adílico Romeu Vitoretti, no Jardim Casa Branca, em Sorocaba. Segundo a vizinhança foi tentado contato, sem sucesso, com a autarquia. O caso acontece no momento em que o País enfrenta uma grande crise hídrica. 

O morador Josimar Costa dos Santos contou à reportagem que desde às 19h de ontem (22) a água escorria direto para o bueiro. "A gente fica vendo essa tragédia. Nos dias de hoje, que não chove, olha o tanto de água que está sendo desperdiçada desde ontem a noite. Muita água foi para o ralo abaixo", disse ele.

Santos ainda afirmou que os moradores demoraram a conseguir contato com a autarquia. "A situação está até agora. Não tem nem sinal de gente por aqui. Liga para os 'caras' [do Saae] mas eles não atendem. Toca, toca, toca e cai a ligação. Tem 0800, tem Whatsapp, tem tudo isso, mas os canais que eles têm, ninguém atende", criticou.

Segundo o morador, Saae foi até o local por volta das 10h. Entretanto, em resposta aos questionamentos da reportagem, o serviço informou que a solicitação foi recebida pela autarquia às 7h31 e já foi atendida em seguida.

O serviço também afirmou recebe, diariamente, em média, 75 chamados quanto a vazamentos de água, com maior ou menor complexidade. "O tempo médio de atendimento é de aproximadamente 12 horas, sendo que as equipes priorizam o atendimento daqueles casos com maior complexidade e cujo volume de água é mais elevado, pois causam mais impacto no abastecimento".

O Saae ainda disse que busca "a redução do tempo de atendimento aos chamados de vazamento. O Saae/Sorocaba tem alterado a formatação das suas equipes e, inclusive, conta atualmente com grupos de pronto atendimento, dotados de carros de pequeno porte, para fazer atendimentos de forma mais ágil".

Os canais de comunicação com o Saae Sorocaba para atendimento ao munícipe são pelos telefones 0800-7701 195 (ligação gratuita) e (15) 3224-5800; pelo WhatsApp (15) 99850-3936 ou, ainda, pelo e-mail: [email protected].

Ao relatar um vazamento, o Saae ainda orientou que o munícipe informe o máximo possível de detalhes sobre o problema encontrado, incluindo o local exato, indicando se o vazamento é na rua, calçada ou cavalete, para que os técnicos tenham informações suficientes.