Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mobilidade urbana

Família pedala até a Câmara para pedir melhorias nas ciclovias

Prefeitura diz que busca recursos para viabilizar os serviços necessários para melhorar as condições das ciclovias

23 de Setembro de 2021 às 03:37
Marcel Scinocca [email protected]
O ciclista Claudinei protocolou na Câmara documento com reclamações e pedidos
O ciclista Claudinei protocolou na Câmara documento com reclamações e pedidos (Crédito: Fábio Rogério (22/9/2021))

Nesta quarta-feira (22), no Dia Mundial Sem Carro, uma família da zona norte de Sorocaba pedalou para protestar e formalizar pedido de melhorias nas ciclovias da cidade. O ato foi iniciado no bairro Vitória Régia e terminou no Alto da Boa Vista, local da sede dos poderes Executivo e Legislativo de Sorocaba. Um documento indicando os problemas e apontando a necessidade de diálogo em torno do tema foi protocolado na Câmara.

O documento afirma que foram excluídos, recentemente, a sinalização de compartilhameto da faixa com bicicleta nas ruas Comendador Oeterer e Hermelino Matarazzo.

“Ciclistas, sobretudo trabalhadores e estudantes, seguem fazendo uso dessa importante rota cicloviária bairro/Centro e Centro/bairro, que faz a ligação entre duas avenidas importantes da zona norte, Itavuvu e Ipanema”, diz o material entregue à Câmara.

“A retirada da sinalização é uma indicação clara de que o ciclista está sendo deixado de fora nesse processo de mobilidade pensado pelos gestores. Sem aviso prévio, sem escutar os principais interessados, os ciclistas”, acrescenta.

“Assim, esperamos que o Poder Executivo Municipal esteja disposto a dialogar com os ciclistas do município para encontrar uma solução - em conjunto, para o enfrentamento dos nossos problemas comuns: violência no trânsito, falta de estrutura e manutenção, sedentarismo da população, aquecimento global, promoção de modais não poluentes e construção de alternativas que mitiguem os efeitos da inflação descontrolada (vida de custo dos combustíveis que afetam sobretudo os pais pobres)”, diz em outro trecho.

O mesmo material será protocolado também na Prefeitura de Sorocaba nesta quinta-feira (23).

O auxiliar de educação e ciclista Claudinei de Jesus Oliveira foi o responsável pela entrega do documento na Câmara, representando outros ciclistas da cidade, que também assinaram o documento.

Ele circula cerca de 15 quilômetros por dia e usa o equipamento praticamente todos os dias, em especial nos finais de semana, quando a bike é usada para lazer.

Ele reclama ainda que o transporte coletivo, em alguns pontos, recebe obras que deixam a modalidade que ele representa em segundo plano. O ciclista esteve na Câmara acompanhado da esposa e de seus quatro filhos.

O que diz a Prefeitura

Questionada, a Prefeitura disse que, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), “acompanha de perto as inúmeras demandas deixadas por fazer há anos na cidade por administrações anteriores, incluindo a manutenção das ciclovias, e trabalha diariamente, de domingo a domingo, para atender essas solicitações, em todos os bairros de Sorocaba".

A nota continua: "Especificamente sobre a manutenção das ciclovias, a Serpo está buscando recursos, a fim de viabilizar a realização dos serviços necessários, o mais brevemente possível, uma vez que a gestão anterior não previu no orçamento do município para 2021 os valores para essa necessidade".

E conclui: "A Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) informa, também, que a concessionária BRT já recompôs os trechos da ciclovia onde houve obras de melhorias no transporte público. Adianta, que conexões cicloviárias pela cidade, inclusive na região da avenida Itavuvu, estão em análise para execução pelo Poder Público”. (Marcel Scinocca)