Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Hoje (23) é dia de 3ª dose para públicos específicos

23 de Setembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Em Sorocaba, um dos postos de vacinação é o Instituto Humberto de Campos.
Em Sorocaba, um dos postos de vacinação é o Instituto Humberto de Campos. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (7/7/2021))

Sorocaba e Votorantim aplicam a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em públicos específicos. Em Sorocaba, hoje (23), tem a terceira dose da CoronaVac/Butantan em idosos de 80 anos ou mais que tomaram a segunda aplicação do mesmo imunizante até o dia 23 de março. Para essa dose adicional, é preciso o intervalo mínimo de seis meses, orientado pelo governo paulista.

A ação ocorrerá por sistema drive-thru, das 8h às 16h, em quatro locais da cidade, e não é necessário agendamento. A aplicação acontecerá das 8h às 12h, para idosos de 80 anos ou mais que nasceram entre janeiro e junho e das 12h às 16h para os nascidos entre julho e dezembro.

A vacinação drive-thru ocorrerá no Instituto Humberto de Campos (rua Rosa Maria de Oliveira, 377, no Jardim Zulmira); Shopping Cidade Sorocaba (estacionamento G5, com entrada pela av. Atanázio Soares); Clube União Recreativo Campestre (rua Francisco Paulo Braion, 650, no Jardim Guadalajara) e Universidade de Sorocaba / Uniso / Cidade Universitária (rodovia Raposo Tavares, km 92,5).

É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e do comprovante de aplicação da primeira e da segunda dose. O vacinado também deverá saber informar o número do seu CPF ou portar o documento e um comprovante de residência.

Nos quatro pontos de vacinação, haverá arrecadação de alimentos não perecíveis para a campanha #AFOMENAOEFAKE!, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS). O objetivo é distribuir esses itens às famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade. A doação é voluntária, aberta a todos que desejarem e puderem contribuir.

Em Votorantim

Votorantim aplica hoje (23) e amanhã (24) a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com alto grau de imunossupressão, das 8h às 15h, na praça Lecy de Campos.

Segundo a Prefeitura de Votorantim, a aplicação da dose adicional é somente para esse público com 18 anos ou mais. “Essa população-alvo deve ter recebido a segunda dose da vacina há mais de 28 dias. Para a dose adicional, não é preciso ter feito agendamento. A aplicação será por livre demanda”, informa a Prefeitura.

No momento da aplicação da dose adicional, a pessoa precisa apresentar o original e a cópia de um laudo médico, prescrição ou receituário, o qual comprove o alto grau de imunossupressão.

A dose adicional será fornecida em pessoas com imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH), pessoas vivendo com HIV/Aids.

A relação contempla, ainda, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias). A vacina também será fornecida a pessoas com uso de medicamentos modificadores da resposta imune. (Ana Cláudia Martins)