Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Com a chegada da primavera, frutas, verduras e legumes da época abastecem os supermercados

Após dificuldades de encontrar produtos por conta das geadas do último inverno, comerciantes estão otimistas com a nova estação do ano

22 de Setembro de 2021 às 17:19
Da Redação [email protected]
Verduras são indispensáveis nos pratos de sorocabanos.
Verduras são indispensáveis nos pratos de sorocabanos. (Crédito: Divulgação)

Alface, tomate, batata, cenoura, brócolis e uma variedade de frutas não podem faltar na mesa da Maria Gabriela Fernandes di Pietro. Apaixonada por esses alimentos, a professora de educação infantil, de 23 anos, foi incentivada desde criança pela mãe e pelos avós a ter uma alimentação saudável e, hoje, não vive sem esses produtos.

“Costumo comer salada sempre acompanhada da comida e os legumes eu faço gratinados ou refogados. Eu gosto de misturar abobrinha, cenoura e brócolis".

Para preparar os pratos que ela tanto gosta, Maria Gabriela costuma ir a cada 15 dias ao supermercado e, para a sua alegria e de muitos consumidores, nos próximos dias a tendência será encontrar mais variedade de produtos.

Joel Siqueira, associado da Rede Bom Lugar Supermercados, explica que, entre os meses de julho e agosto, teve dificuldades para recompor suas mercadorias do setor de hortifrúti, pois durante alguns dias do inverno houve um frio intenso com geadas que atingiram muitas plantações, prejudicando os produtores rurais. Mas agora, com o início da primavera que acontece nesta quarta-feira, dia 22 de setembro, a produção de frutas, verduras e legumes deve aumentar e voltar a encher as bancas com os alimentos da época.

“As frutas da época da primavera são moranguinhos, maçã gala, melão amarelo, manga palmer e maracujá. Já em relação as folhagens, estamos recebendo bastante alface, rúcula, repolho, couve e acelga, além de legumes, como pepino, cenoura, mandioquinha, batata rosada e beterraba”.

Com isso, a boa notícia é que os preços para os consumidores também devem ficar mais baixos. “Já começou a melhorar 50% na parte de hortaliças e frutas. Uma das frutas da época que abaixou para valer foi o moranguinho que está na safra. A maçã gala, o melão amarelo, a manga palmer e o maracujá também estão chegando com preços mais acessíveis e boa qualidade”, ressalta Joel.

E quem entende bem do assunto é o produtor rural Wendell Trettel. Ele trabalha com agricultura familiar há 25 anos em Sorocaba, no ramo de hidropônicos, com o cultivo de quatro variedades de alface, agrião, rúcula e cheiro-verde.

O agricultor explica que para ter uma boa produção precisa de condições climáticas ideais e que geralmente elas acontecem na primavera. Para ele, a expectativa desse ano é que no próximo mês tenha uma melhora na produção de cerca de 30% a mais em relação ao inverno. “Tudo tem que estar no tom certo. Na primavera tem a claridade do sol e ainda não é tão quente como no verão. Vamos dizer que é um sol amigo e a noite também não é tão quente, deixando o clima é mais agradável. As horas de sol também influenciam, pois no inverno o tempo é mais curto”.

Os benefícios dos alimentos para a sua saúde

Frutas, verduras e legumes são alimentos necessários e que devem estar presentes no nosso dia a dia para manter a saúde e o bem-estar do nosso corpo. Isso porque neles é possível encontrar os micronutrientes, minerais e vitaminas que o nosso organismo precisa para continuar trabalhando de forma saudável.

A nutricionista Solange Cassar, diretora da empresa Normalize Segurança Alimentar, explica que nesses alimentos também existe uma grande quantidade de fibras, o que traz diversos benefícios à saúde. “As fibras presentes nos legumes e frutas são importantes, pois ajudam no bom funcionamento do intestino, além se manter a flora intestinal saudável, promovendo uma sensação de saciedade, o que contribui para a redução de peso. Mesmo em grande quantidade, elas possuem poucas calorias, então podemos comer mais que não receberemos uma grande quantidade de calorias".

Solange ressalta, também, a necessidade de ingerir frutas, verduras ou legumes em todas as refeições diariamente, pois esses alimentos, chamados de “reguladores”, não têm como principal função fornecer energia e, sim, realizar a manutenção da saúde.

“Em todas as refeições precisamos de um alimento energético, um construtor (proteína) e um regulador (frutas, legumes e verduras), portanto a frequência ideal é consumir um porção de cada em todas as refeições".

Receita da nutricionista

Agora, que tal aproveitar a chegada da primavera, com a maior variedade de alimentos e a redução dos preços dos produtos da época para dar um up na alimentação de toda a família?

Solange compartilha uma receita fácil e simples de salada de frutas e o porquê ela pode ser uma boa alternativa de consumo saudável. "Salada de frutas não tem erro, pois você reúne a maior quantidade de nutrientes possíveis ao misturar vários tipos de alimentos. O toque final pode ser conquistado adoçando com mel, um item totalmente natural e que pode ser utilizado no lugar do leite condensado. Para finalizar, salpique granola e chia".