Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Ações celebram, durante a semana, o Dia da Árvore

Eventos vão de plantio de árvores a passeio ciclístico domingo

21 de Setembro de 2021 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Ontem (20) houve o plantio de 30 árvores no Lar Escola Monteiro Lobato.
Ontem (20) houve o plantio de 30 árvores no Lar Escola Monteiro Lobato. (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA)

O Dia da Árvore, celebrado hoje (21), traz uma série de ações voltadas à conscientização e preservação do meio ambiente. A primavera, estação mais florida do ano, começa amanhã (22) e também vem acompanhada de diversas iniciativas ecologicamente corretas.

Desde ontem (20), e até domingo (26), a Prefeitura de Sorocaba promoverá uma série de eventos que vão de plantio de árvores a um passeio ciclístico para as famílias. A expectativa da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) é plantar pelo menos 500 mudas de árvores durante a semana, com participação da população sorocabana.

A programação se iniciou ontem com o plantio de 30 árvores no Lar Escola Monteiro Lobato, no Jardim Itanguá, com a participação de alunos e colaboradores da unidade, além de integrantes da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul.

A exposição “Minha Floresta Protegida” pode ser visitada no Pátio Cianê Shopping, das 10h às 17h, até sábado (25). As crianças que circularem pelo shopping podem participar da mostra colocando mensagens para o meio ambiente, em bilhetes coloridos em formato de flores, frutos e pássaros nas árvores que estarão expostas no local.

Amanhã (22) haverá plantio no bolsão de estacionamento do Parque das Águas, às 10h, no Jardim Abaeté; e no Centro de Educação Infantil Ana Lúcia Pazini (CEI-94), no Jardim Alegria, às 14h, com participação de alunos e professores.

Na quinta-feira (23), ações de arborização acontecem na CEI-36 Abney Medeiros Carneiro, no Parque Ouro Fino, e na EM Quinzinho de Barros, na Vila Hortência, às 9h e 14h. Sexta-feira (24), a mesma atividade está agendada com os moradores do Jardim Refúgio, às 9h, e também na escola Monsenhor Antônio Simon Sola (CEI-62), às 9h e 14h.

Sábado tem lançamento do projeto Árvores nos Parques, às 9h30. Os espaços contemplados serão Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha João Câncio Pereira, Parque Natural Chico Mendes e Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros.

No domingo (26), tem plantio com os moradores do Parque das Laranjeiras, às 9h e 14h. Os grupos interessados em participar precisam se inscrever até o dia da ação pelo e-mail [email protected].

O passeio ciclístico encerra a agenda, também no domingo, com concentração às 8h, no estacionamento do Paço Municipal. A saída está prevista para às 9h e o trajeto segue até o Parque das Águas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site: meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/crições.

Planeta em ação

A Construtora Planeta, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, plantará 40 mudas na Praça OAB, no Alto da Boa Vista, com a participação voluntária de colaboradores e diretores da Planeta e de autoridades públicas, entre elas o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). A ação é uma iniciativa do Instituto Planeta Social, braço socioambiental da construtora.

Além do plantio das mudas, a Planeta realiza campanhas voltadas a clientes, parceiros, colaboradores e à comunidade com foco na preservação ambiental e na promoção da sustentabilidade. “Edificar o futuro das cidades vai além da construção de empreendimentos. É necessário pensar no todo, promovendo ações em prol do meio ambiente, do desenvolvimento urbano e da cidadania”, afirma Sandro Souza, diretor executivo da Construtora Planeta. (Wilma Antunes - programa de estágio / Supervisão: Eric Mantuan)