Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Votorantim e Itapetininga estão há mais 10 dias sem óbito

21 de Setembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Fachada do Hospital Municipal de Votorantim.
Fachada do Hospital Municipal de Votorantim. (Crédito: Vinicius Fonseca / Arquivo JCS (3/7/2020))

Cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), como Votorantim e Itapetininga, estão sem confirmar mortes por Covid-19. Itapetininga não registra novas mortes pela doença há 19 dias. Votorantim registrou o último óbito em decorrência da Covid-19 em 9 de setembro, portanto há 11 dias. Segundo a Prefeitura de Votorantim, o número permanece em 515 óbitos confirmados desde o último dia 9 de setembro na cidade.

A Secretaria de Saúde de Votorantim registrou 12 novos casos de Covid-19 no município ontem (20). A quantidade passou de 12.929 para 12.941. O número de recuperados chegou a 12.393. Os casos suspeitos são 17. Os pacientes aguardam os resultados dos exames para a confirmação ou não da doença.

Sobre a ocupação de leitos, a Prefeitura de Votorantim informa que ontem dois leitos Covid-19 estavam ocupados no hospital municipal. Um fica no setor de enfermaria e outro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os demais, tanto do Hospital Santo Antônio quanto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jataí, estavam sem pacientes. “Portanto, a atual taxa de ocupação da UTI do hospital municipal é de 6%. Na enfermaria, 3%. Nas demais unidades de saúde é de 0%”, informa o município.

Para a Prefeitura de Votorantim, os dados têm relação direta com o avanço da vacinação na cidade. Atualmente, mais de 54% da população adulta está com o esquema vacinal completo.

Itapetininga sem óbitos

O último óbito confirmado em Itapetininga foi no dia 1º de setembro. Este é o maior período sem óbitos deste ano. A Prefeitura registrou 3 novos casos de Covid-19 ontem. O número de casos confirmados da doença no município desde o início da pandemia subiu para 16.470. Destes, 547 não resistiram às complicações da doença e morreram, enquanto 15.695 pessoas já se recuperaram.

A Prefeitura de Itapetininga atribui a queda nos números, principalmente, ao avanço da vacinação no município, e ao fato da população permanecer seguindo todos os protocolos sanitários. (Ana Cláudia Martins)