Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Colégio Salesiano de Sorocaba completará 60 anos em 2022

Os alunos do colégio são incentivados a serem protagonistas do processo de aprendizado

20 de Setembro de 2021 às 19:26
Da Redação [email protected]
Colégio Salesiano
Colégio Salesiano (Crédito: Divulgação)

Com o compromisso de oferecer uma educação de qualidade, o colégio Salesiano de Sorocaba completará 60 anos em 2022. Fundado em 1962, a trajetória do colégio se funde com a história da própria cidade. Integrando tradição e inovação, a instituição de ensino atribui a sua longevidade ao seu modelo de gestão que foca na missão de educar e aplica investimentos em equipe pedagógica, infraestrutura, material didático, tecnologia, e serviços agregados.

Sempre fiel aos seus valores e princípios, o Salesiano prepara com competência, os estudantes, não apenas para o mundo universitário e o mercado de trabalho, mas para a vida adulta. E ter uma atuação nesse nível por tantos anos confere à escola uma credibilidade inabalável. ‘A credibilidade vem com uma relação de confiança. Essa credibilidade e confiança é uma das grandes conquistas que nos orgulha‘, comenta Ivan Camargo, gerente de marketing do colégio.

Novo ensino médio 

Para atuar neste nível, o colégio se adequa também às transformações educacionais. No ano que vem todas as escolas brasileiras deverão iniciar o Novo Ensino Médio. Será uma revolução para todos os envolvidos com essa fase da educação. Contudo os educadores salesianos se preparam de forma natural e atenta, uma vez que desde 2017, a comunidade educativa já vem trabalhando essa transição. A educação infantil começou suas transformações há cinco anos e depois veio a primeira fase do fundamental e o fundamental 2.

A direção da escola entende que com o novo ensino médio, fecha-se todo o ciclo da educação básica na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e quem sai ganhando são os alunos.

Colégio Salesiano  - Divulgação
Colégio Salesiano (crédito: Divulgação)

Novos espaços educativos 

A pandemia afastou os alunos das instalações e o momento foi aproveitado para construções e reformas importantes. Recentemente foram inaugurados novos espaços de artes, robótica, multimeios, laboratório de química e biologia e pastoral. Esses novos ambientes se harmonizam perfeitamente com o projeto arquitetônico e propiciam maior qualidade no processo de ensino aprendizagem. Quando se consegue aliar de um lado uma equipe de profissionais altamente qualificada e do outro ambientes especialmente desenvolvidos para a finalidade educacional os resultados são fantásticos.

Com esse refinado processo de trabalho, a escola se consolida, como uma das melhores da região. Entre os diferenciais do Salesiano estão a educação integral, que promove múltiplas vivências, a integração entre as disciplinas e a apropriação dos objetos de conhecimento pelos estudantes. Os alunos também são incentivados a serem protagonistas do processo de aprendizado. Para tanto, desenvolvem competências e habilidades a partir de suas vivencias e experiências com os colegas, educadores, família e escola.

Pedagogia salesiana 

Tradicional e contemporâneo ao mesmo tempo, o Salesiano estabelece conexões entre as gerações. Todos esses investimentos buscam, principalmente, assegurar educação de qualidade, para possibilitar aos alunos um desenvolvimento humano, sustentável e integral. Devido a sua experiência, história e evolução, a marca Salesiano possui chancela de qualidade. A educação integral salesiana é, inclusive, reconhecida no mundo todo.

Segundo Camargo, um dos principais fatores de sucesso do Salesiano é, justamente, a riqueza da pedagogia salesiana ao longo do tempo. ‘Dom Bosco, o fundador dos Salesianos, costumava dizer: “Com os jovens e com os tempos”. A escola tem o papel de refletir o que acontece no momento histórico de uma sociedade, entender as necessidades, e iluminar, à luz do conhecimento e dos seu valores.‘, frisa.