Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Total de casos confirmados pela variante Delta em Sorocaba chega a 84

RMS registrou o primeiro óbito pela variante Delta ocorrido no último dia 25 de agosto. Mulher, de 20 anos, faleceu em unidade de saúde em Iperó, mas morava em Sorocaba

20 de Setembro de 2021 às 16:08
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Acácio Pinheiro / Agência Brasília)

Mais de metade dos casos confirmados de Covid-19 em Sorocaba já são da variante Delta do coronavírus. A informação é da Prefeitura de Sorocaba, que atualizou o total de casos confirmados da variante na cidade que, até o momento, chega a 84.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, na capital paulista, por exemplo, a variante Delta já é confirmada em 91,9% das amostras. Porém, a curva de casos não apresentou crescimento significativo por conta do avanço da vacinação contra a Covid-19.

Os últimos 37 casos confirmados da variante Delta em Sorocaba foram divulgados no último sábado (17). Na mesma data, a Prefeitura de Sorocaba também confirmou a primeira morte pela Delta na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), ocorrida no último dia 25 de agosto, em uma unidade de saúde de Iperó.

Segundo a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), a mulher, de 20 anos, não tinha comorbidades e não estava com o esquema vacinal contra a Covid-19 completo, ou seja, ela havia tomado somente a primeira dose da vacina. Não foi informado qual imunizante a mulher tomou.

Ainda de acordo com a SES, a mulher morava em Sorocaba, porém, estava hospedada em casa de parentes em Iperó. A SES informa que desde a confirmação da variante Delta em Sorocaba, a pasta adotou medidas que incluem investigação detalhada dos casos e monitoramento dos contatos, testagem dos contatos domiciliares e elaboração da comunicação de risco epidemiológico.

“Os casos da variante Delta são confirmados pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Estado e informado ao município”, destaca a pasta municipal. Na RMS, as cidades de Salto e Itapetininga também já confirmaram casos da variante Delta.

Primeiros casos em Sorocaba

Sorocaba confirmou os primeiros 16 casos da variante Delta no último dia 27 de agosto. De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, esses casos confirmados da variante foram registrados em pessoas com idades entre 19 e 69 anos. Do total de casos, 11 pacientes são mulheres e cinco homens. Nenhum veio a óbito.

Já no último dia 2 de setembro, a cidade confirmou mais 5 casos da variante Delta, subindo para 21 o total até então. Os casos são na faixa etária entre 23 e 67 anos, sendo três homens e duas mulheres, e nenhum deles evoluiu a óbito e não estão mais na fase de transmissibilidade.

No dia 10 de setembro, a Prefeitura de Sorocaba recebeu a confirmação de mais 26 casos da variante Delta, mas eles não foram oficialmente divulgados pelo município.

E no último dia 17, Sorocaba recebeu a confirmação de mais 37 casos, somando 84 no total da variante Delta. Conforme a SES, a Vigilância em Saúde de Sorocaba ainda está fazendo o levantamento da faixa etária desses últimos 37 casos. “Os casos não estão mais na fase de transmissibilidade e não necessitaram de internação”, destaca a SES. (Da Redação)