Tempo
Com calorão, moradores encontram formas inusitadas para se refrescar
Com duas garrafas pet e algumas pedras de gelo, o porteiro Luiz Antônio Feitosa fez um "ar-condicionado caseiro" para driblar o calor
Os dias na região de Sorocaba têm sido cada vez mais quentes. Os termômetros podem registrar, ainda nesta semana, recordes em termos de temperatura, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para tentar fugir um pouco do calorão, algumas pessoas encontram maneiras de se refrescar um tanto quanto inusitadas.
Com o sol estalando sob terras sorocabanas, a começa, mais uma vez, abafada e com clima seco. A temperatura máxima prevista para esta segunda-feira (20) é de 37°C, enquanto a mínima é de 15°C. O dia é ensolarado e tem muitas nuvens no céu. Já a noite vem acompanhada de pancadas isoladas de chuva.
Esse calor todo faz como que haja aumento no uso de aparelhos de ar-condicionado, mas, mesmo quem não tem o eletrodoméstico em casa, se vira com o que pode. O porteiro Luiz Antônio Feitosa, de 37 anos, fez um "ar-condicionado caseiro" com o seu próprio ventilador, garrafas pet e pedras de gelo.
Em um vídeo enviado à reportagem, é possível ver como funciona o dispositivo. Feitosa cortou o fundo e furou o corpo das garrafas. Depois, prendeu as garrafas na grade do ventilador e colocou pedras de gelo no fundo aberto. Por último, ele colocou dois recipientes próximo aos gargalos para que a água escorresse nas vasilhas.
O porteiro diz que a ideia do improviso veio com o desespero para tentar escapar do calor intenso. "Muito calor, a gente tem que usar a imaginação. Consigo deixar o clima mais agradável por, pelo menos, duas horas. Além de refrescar, também ajuda a melhor a qualidade do ar. Só benefícios!", explica, empolgado.
Previsão
O calor ainda predomina a terça-feira (21), com temperatura máxima de 37°C e mínima de 15°C. O dia amanhece com muitas nuvens e ventos fracos. A noite, uma nova pancada de chuva deve atingir a região. A umidade relativa do ar continua preocupante, com índices entre 20% e 90%.
O clima quente dá uma trégua a partir de quarta-feira (22). O dia terá poucas nuvens no céu e a temperatura máxima pode chegar a 23°C, já a mínima está prevista para 11°C. Não chove e os níveis da umidade do ar ficam entre 30% e 70%.
Quinta-feira (23) também será um dia ameno. Os termômetros podem registrar máxima de 26°C e mínima de 11°C. Não há previsão de chuva e a umidade do ar fica entre 30% e 80%.
A sexta-feira (24) abre o fim de semana com a volta do calor. A previsão é de que a temperatura aumente mais um grau, com máxima de 27°C e mínima de 13°C. Os índices da umidade relativa do ar se mantém entre 30% e 75%.