Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba Linda de Verdade

Prefeitura inaugura segundo Ecoponto da cidade, no Cajuru

Ele está instalado na Rua Mário Monteiro de Carvalho, em uma área pública de 2,5 mil metros quadrados, com cinco caçambas de 5m² e uma de 25 m²

18 de Setembro de 2021 às 19:22
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
A Prefeitura de Sorocaba inaugurou, na manhã deste sábado (18), o segundo Ecoponto da cidade, no bairro Cajuru
A Prefeitura de Sorocaba inaugurou, na manhã deste sábado (18), o segundo Ecoponto da cidade, no bairro Cajuru (Crédito: Thiago Delmonde – Secom/Divulgação)

A Prefeitura de Sorocaba inaugurou, na manhã deste sábado (18), o segundo Ecoponto da cidade, no bairro do Cajuru, na Rua Mário Monteiro de Carvalho. A iniciativa faz parte do programa "Sorocaba Linda de Verdade", sob responsabilidade da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), em parceria com outras secretarias e autarquias, com o objetivo do descarte correto de vários tipos de resíduos por parte da população.

"Sabemos que esta era uma obra bastante aguardada pelos moradores do bairro, pois o descarte irregular de lixo sempre causa muitos transtornos para a população. Além dessa obra, estamos também cuidando de outros setores, como a saúde, com a reforma da UBS local, reforma do CEI que atende à região, a instalação da iluminação de LED na Av. Paraná, entre muitas outras melhorias", afirmou o prefeito Rodrigo Manga.

O Ecoponto está instalado em uma área pública de 2,5 mil metros quadrados, com cinco caçambas de 5m² e uma de 25 m², com espaço cercado e videomonitoramento e vigilância. Além da limpeza realizada na área, foram feitos paisagismo, instalados postes de iluminação, alambrado, portão, a regularização do piso de acesso, sinalização, além de ponto de água e esgoto.

Com a nova estrutura oferecida para a população, cada munícipe poderá depositar gratuitamente até um metro cúbico de entulho de obras, madeiras de construção civil, móveis velhos, recicláveis, resíduos eletrônicos e eletrodomésticos, de forma organizada e devidamente separada. A Serpo destinará todo o material recebido no Ecoponto ao Aterro de Resíduos Inertes e caberá a uma cooperativa fazer a triagem dos resíduos recebidos para dar o destino correto a tudo.

Além do prefeito Rodrigo Manga, também estiveram presentes na cerimônia os secretários Darwin José de Almeida Rosa (Serpo), Samyra Toledo (Governo), Fausto Bossolo (Administração), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas), Fernanda Burattini (Comunicação), Luciana Mendes (Jurídico), Clayton Lustosa (Cidadania), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico); o ouvidor-geral do município, Evandro Bueno, e o líder do governo na Câmara Municipal, João Donizeti, além dos líderes de bairro e representantes dos moradores locais Amarildo Boca, Quinzinho e José Fernandes.

Para realizar a obra, no modelo de parceria público-privada, a Prefeitura pôde contar com a parceria do Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA).

"Aqui, era um ponto viciado de descarte de lixo e entulho, com a retirada de 20 a 30 caminhões de resíduos, mensalmente. Agora, com essa obra, queremos evitar esse tipo de ação e ajudar a deixar Sorocaba realmente uma cidade linda de verdade!", disse o secretário Darwin José de Almeida Rosa.

No evento, o público também recebeu cestas básicas entregues pela Secretaria da Cidadania (Secid) e dispôs de serviços como corte de cabelo gratuito, oferecido pela Afro Arts; Ônibus Rosa, da saúde da Mulher, e Ônibus Azul, da saúde do Homem; a oferta de empregos e de estágios; além da inscrição para cursos da Uniten, levados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), em parceria com agências de emprego.