Buscar no Cruzeiro

Buscar

Solenidade

Celebração a ‘Marco da Paz’ reúne autoridades e faz homenagens

O monumento está presente em diversos locais do país e do mundo; já são quatro anos em Sorocaba

18 de Setembro de 2021 às 16:00
Da Redação [email protected]
Monumento Marco da Paz de Sorocaba completa quatro anos com celebração especial
Monumento Marco da Paz de Sorocaba completa quatro anos com celebração especial (Crédito: Divulgação/Secom)

A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) e a Prefeitura da cidade realizaram, neste sábado (18), no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, uma solenidade em homenagem aos quatro anos de instauração do Marco da Paz, exatamente no local onde o monumento foi instalado, com a presença de autoridades e homenagens a atletas e a profissionais da saúde. Idealizado pelo italiano Gaetano Brancati Luigi, o Marco da Paz está presente em diversos locais do país e do mundo, com o objetivo de disseminar a cultura da paz entre os povos.

“É uma alegria muito grande estar aqui hoje, vivendo este momento extremamente importante desse símbolo, que representa o ‘Marco da Paz’ para Sorocaba e para o mundo. Fiquei emocionado com a sua história, Gaetano. Só quem passou pelo o que você viveu, sabe a importância do Marco da Paz. Quero ser um colaborador para que a paz possa reinar em nosso país e que sejamos exemplo para toda a humanidade”, disse o prefeito Rodrigo Manga, enfatizado por Sergio Reze, presidente da ACSO:

“Essa festa é de Sorocaba. Nós todos que fizemos com que a nossa cidade seja depositária de um dos sinos do Marco da Paz, em um ambiente de paz e cordialidade entre as pessoas. Agradeço a presença de todos”.

Gaetano Brancati Luigi, que é assessor especial da presidência da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), viveu, ainda criança, todas as dificuldades e dores da 2ª Guerra Mundial. Ele já foi indicado três vezes ao Prêmio Nobel da Paz pela criação do monumento -- o primeiro Marco da Paz foi implantado em 2000, no Pátio do Colégio, em São Paulo.

Além do prefeito Rodrigo Manga, também foram homenageados com a honraria de “Mensageiros da Paz” a prefeita de Votorantim, Fabiola Alves, que foi representada pela secretária da Saúde, Izilda Chiozzotto; a ciclista Priscila Stevaux; o piloto Átila Abreu, representado pelos seus pais, João e Alexandra Abreu; e o boxeador Abner Teixeira, medalhista olímpico, que foi representado pela sua mãe, Izaldite Sampaio. A jogadora de vôlei Ana Beatriz Correa e o jogador de futebol Breno Fraga, ambos igualmente medalhistas olímpicos, não puderam participar da solenidade e receberão as homenagens posteriormente. A cantora Teresa Baddini interpretou o Hino Nacional e a cantora Rebeca Vargas, acompanhada da Banda Regimental de Música do CPI-7 (Comando de Policiamento do Interior), cantou a música “Unidos pela Paz”.

Também receberam a honraria os profissionais de Saúde da cidade de Votorantim, que atuaram na linha de frente de combate à Covid-19: Dr. Júlio Cesar Prestes (médico do Hospital Santo Antonio); Tiago Rolim de Paula (enfermeiro do Hospital Santo Antonio); Elidam Vieira Junior (diretor do Hospital Municipal de Votorantim); Fábio Monteiro Moraes (médico do Hospital Municipal de Votorantim) e Regiane Rodrigues de Oliveira Souza (enfermeira do Hospital Municipal de Votorantim). Todos receberam miniaturas do monumento, diplomas de “Mensageiro da Paz” e flores.

A solenidade também contou com a presença dos secretários Pedro de Souza (Esportes e Lazer), Marcio Carrara (Educação) e Fernanda Burattini (Comunicação), o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim, o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Nelson Tadeu Cancellara, os vereadores Fernando Dini e Cícero João, o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alfredo Cotait, o coordenador do Marco da Paz, Amir Massis, o embaixador do Marco da Paz, João Bico e o Capitão PM Aranha, representando o comando do CPI-7.