Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Sorocaba segue orientação estadual e mantém vacina para adolescentes

Não há ação anunciada, mas meta é imunizar 50.100 pessoas desse grupo

18 de Setembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
(Crédito: CAMILA BATISTA / SEMSA)

Sorocaba deverá seguir orientação do governo estadual e continuar vacinando os adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19. Questionada a respeito, a Prefeitura de Sorocaba informa que segue orientação do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Estado de São Paulo sobre o assunto, e que o município já vacinou com a primeira dose 45.555 adolescentes sem comorbidades e com comorbidades, com a primeira dose da vacina da Pfizer, entre o fim de agosto e início de setembro.

Ontem (17), no final da tarde, a prefeita de Votorantim, Fabíola Alves, disse em uma live, que também seguira a orientação da Vigilância estadual e manterá a vacinação de adolescentes no município.

Na quinta-feira (16), após o Ministério da Saúde divulgar nota técnica orientando a suspensão da imunização, o Estado de São Paulo informou que continuará vacinando os adolescentes de 12 a 17 anos por recomendação de seu Comitê Científico. A imunização começou em todo o Estado de São Paulo no último dia 18 de agosto e já foram imunizadas cerca de 2,4 milhões de adolescentes, ou seja, 72% deste público.

Demais cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) também já vacinaram com a primeira dose adolescentes de 12 a 17 anos, como Piedade, Votorantim, Itu, Itapetininga e outras. A Prefeitura de Piedade, por exemplo, informou que em caso de mudança na decisão do Governo do Estado, o município comunicará a população por meio das suas redes sociais.

O governo estadual informou que lamenta a decisão do Ministério da Saúde, que vai na contramão da orientação do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e de autoridades sanitárias de outros países. “A vacinação nessa faixa etária já é realizada nos EUA, Chile, Canadá, Israel, França, Itália, dentre outras nações. A medida cria insegurança e causa apreensão em milhões de adolescentes e famílias que esperam ver os seus filhos imunizados, além de professores que convivem com eles”, destaca a SES estadual.

Já o Ministério da Saúde informa que revisou a recomendação de vacinação de adolescentes contra a Covid-19, e com a nota técnica publicada no último dia 15 de setembro, pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, passou a recomendar a vacinação apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

Contudo, uma nota técnica anterior do Ministério, também de setembro, recomendava que a imunização dos adolescentes tivesse início no último dia 15, com a ressalva de que os que não apresentassem comorbidades deveriam ser os últimos a ser vacinados.

O Ministério da Saúde argumenta, entre outros fatores, o fato de que os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos e que a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda imunização de adolescentes com ou sem comorbidades. A OMS, no entanto, informa que, neste momento, a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos não é prioritária.

Em Sorocaba

Conforme a Prefeitura de Sorocaba, a estimativa é vacinar aproximadamente 50.100 adolescentes com e sem comorbidades contra a Covid-19. Desse total, já foram imunizados com a primeira dose da Pfizer 45.555, sendo 43.287 sem comorbidades e 2.268 com comorbidades. A segunda dose desse público é 12 semanas após a primeira aplicação.

As duas últimas ações de aplicação de doses em adolescentes na cidade ocorreram no sábado (11), quando foram imunizados 7.852 de 12 anos completos ou mais, e na sexta-feira (10) mais 14.099 de 13 e 14 anos. A Prefeitura não informou quando será a próxima ação para adolescentes. (Ana Cláudia Martins)