Buscar no Cruzeiro

Buscar

Infraestrutura

Viaduto na Itavuvu deve finalizar em maio

O viaduto tem 390 metros de extensão e 16,9 metros de largura, com quatro pistas de tráfego

18 de Setembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Obra interliga avenidas Edward Fru-Fru e Ulysses Guimarães.
Obra interliga avenidas Edward Fru-Fru e Ulysses Guimarães. (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA)

A construção do viaduto sobre a avenida Itavuvu, na zona norte de Sorocaba, que interligará as avenidas Edward Fru-Fru Marciano da Silva e Ulysses Guimarães, chegou a 40% das obras concluídas e a previsão de entrega mantém-se para maio de 2022.

Conforme o projeto, o viaduto tem 390 metros de extensão e 16,9 metros de largura, com quatro pistas de tráfego. O valor total está orçado em R$ 19,9 milhões, custeado por meio de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Conforme a Prefeitura, o viaduto permitirá a expansão do sistema viário e a criação de nova opção de interligação, agilizando os deslocamentos nessa região da cidade, inclusive, o fluxo do transporte coletivo, sobretudo no corredor Itavuvu do sistema BRT. O acesso entre as avenidas Edward Fru-Fru e Ulysses Guimarães será direto, sem passar pela avenida Itavuvu.

Os trabalhos estão concentrados em uma área de 6.500 metros quadrados. Até o momento, 77% dos serviços preliminares, de preparação do local de obra, já foram realizados, além de 86% das intervenções de infraestrutura. Outras frentes também avançam, como a de pavimentação, com 25% do total já executado, além de 35% de paisagismo, 7% de movimentação de terras e 27% de superestruturas.

No projeto do novo viaduto, também está inclusa a implantação de redes de drenagem, iluminação de LED e sinalização viária, que terão início mais adiante, na fase final. Este último projeto já está pronto, desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) e pela Urbes -- Trânsito e Transportes.

A empresa Jofegê Pavimentação e Construção Ltda., vencedora da licitação, é quem executa as obras. Elas estão sob a responsabilidade da Unidade de Execução de Programa (UEP), que integra o Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação (Cadi), ligado à Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura de Sorocaba. (Da Redação, com Secom Sorocaba)