Buscar no Cruzeiro

Buscar

Homenagem

Sidnei Silva, diretora do Politécnico, ganha medalha do IHGGS

A medalha "Mérito Ana Terra" é dada a mulheres que se destacaram em suas atividades na cidade

18 de Setembro de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Homenagem é concedida às mulheres de destaque.
Homenagem é concedida às mulheres de destaque. (Crédito: MANUEL GARCIA (17/9/2021))

O Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) homenageou nesta sexta-feira (17) a professora e diretora do Colégio Politécnico, Sidnei Silva. Ela recebeu a medalha “Mérito Ana Terra”, dada a mulheres que se destacaram em suas atividades na cidade.

O evento ocorreu na sede do instituto e contou com outras sete homenageadas. Entre os convidados, Laelso Rodrigues, instituidor da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), e Manoel Francisco Vasques, presidente da Loja Maçônica Perseverança III (PIII). Estiveram presentes também o prefeito Rodrigo Manga; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Rodrigues Frate Maganhato; o secretário de Cultura, Luiz Antônio Zamuner; e a secretária de Comunicação, Fernanda Burattini.

Sidnei já participou da formação de quase 10 mil alunos. “Desde criança eu sonhava em dar aula. Quando me formei, comecei a dar aulas em Iperó e Araçoiaba. Lembro que dava aulas nos três períodos, com uma dificuldade muito grande de locomoção, principalmente. Mas nunca desisti. Depois fui para Mairinque e São Roque. Cheguei em Sorocaba para ministrar aulas em 1970”, contou Sidnei Silva em uma entrevista recente à coluna Presença, do jornal Cruzeiro do Sul.

A professora iniciou a carreira na Escola de Santa Rosália, onde ficou por 14 anos. Depois foi para a Vila Haro, em 1988 sendo efetivada como diretora na Escola Francisco Euphrasio Monteiro, no Barcelona. E em janeiro de 1994 se aposentou, porém não deixou de trabalhar, dirigiu a Escola Cooperativa Aluísio de Almeida e em, 1998, iniciou sua trajetória no Colégio Politécnico.

Nascida em Mairinque e filha de ferroviário e de dona de casa, Sidnei Silva teve cinco irmãos. Casou-se em 1971 com Elias Jammal Neto, falecido em abril de 2020.

Também foram homenageadas as seguintes personalidades: Sirlange Rodrigues Frate Maganhato; Maria Helena Pasini Pedroso Peternelli; Daniela de Azevedo Serrão; Erica Beatriz Lemes Pimentel Verderi; Élide Martins e Gisele Campos Aith. A solenidade teve participação do Núcleo Feminino de Apoio ao IHGGS.

Sobre a medalha

O nome da condecoração tem relação com Ana Terra, personagem fictícia criada pelo escritor gaúcho Érico Veríssimo, autor do clássico “O tempo e o vento”. No romance, Ana Terra é uma sorocabana que foi para o sul do País, no século 18, e lá vive uma tragédia relacionada com costumes e família. A história foi levada ao cinema com a atriz Cléo Pires interpretando Ana Terra. (Marcel Scinocca)