Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

CHS terá atendimento de radioterapia a partir de segunda-feira (20)

A unidade ofertará cerca de 1,6 mil sessões de radioterapia mensalmente, com capacidade para 70 novos pacientes ao mês

18 de Setembro de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Serão mais de 1,6 mil sessões ao mês e vagas de quimioterapia ampliadas.
Serão mais de 1,6 mil sessões ao mês e vagas de quimioterapia ampliadas. (Crédito: ERICK PINHEIRO / ARQUIVO JCS (15/7/2019))

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) começará a ofertar, a partir de segunda-feira (20), tratamento de radioterapia para pacientes com câncer da região de Sorocaba. A informação foi confirmada pelo Seconci (Serviço Social da Construção Civil), Organização Social de Saúde que administra a unidade, na quinta-feira (16) e pelo Governo do Estado, na sexta-feira (17).

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, a unidade ofertará cerca de 1,6 mil sessões de radioterapia mensalmente, com capacidade para 70 novos pacientes ao mês, ampliando assim o acesso ao tratamento oncológico na região. Na segunda-feira, será iniciado o processo de consultas para pacientes que precisam do serviço.

“Além disso, também será ampliado o atendimento a pacientes de quimioterapia, passando de 800 para 1.200 sessões ao mês, e também as cirurgias oncológicas, passando de 80 para 110 procedimentos mensais”, diz a pasta estadual.

A medida, ainda conforme a SES estadual, permite também a reabertura do Centro Cirúrgico da unidade para atendimento exclusivo a casos eletivos, especialmente oncológicos e a abertura de 10 novos leitos de UTI para pacientes desta especialidade.

Os pacientes serão encaminhados via Central de Regulação de Ofertas e Serviços da Saúde (Cross), da rede Hebe Camargo da região de Sorocaba, que contempla 48 municípios.

O Seconci receberá R$ 1,5 milhão mensalmente para custeio desta ampliação assistencial. Maristela Honda, vice-presidente da entidade, ao tratar do assunto na quinta-feira (16), afirmou que houve intensa movimentação no sentido de trazer o serviço ao CHS, sendo que as primeiras tratativas ocorreram em 2018. Ela agradeceu os poderes Executivo e Legislativo sobre a questão e também ao Ministério Público do Estado de São Paulo. (Marcel Scinocca)