Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crise hídrica

Volume útil da represa atinge 24,79%

17 de Setembro de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Em apenas três dias, Itupararanga perdeu 2% de sua capacidade hídrica.
Em apenas três dias, Itupararanga perdeu 2% de sua capacidade hídrica. (Crédito: MANUEL GARCIA (2/9/2021) )

O volume útil da represa de Itupararanga, em Votorantim, e responsável por cerca de 85% do abastecimento de Sorocaba, voltou a registrar queda ontem (16), quando atingiu 24,79%. As informações são da Votorantim Energia, responsável por administrar o local.

Com esse índice, levando em consideração o volume de segunda-feira (13), de 25,27%, é possível afirmar que a represa perdeu 2% do volume em apenas três dias. O histórico aponta que, em 26 de agosto, esse nível era de 26,08%. Já em 19 de agosto, o porcentual era de 27,32%, quando a empresa informou que medidas foram adotadas e um dos objetivos era o de manter em 817,50 msnm (metros sobre o nível do mar) como a cota mínima operacional do reservatório.

Além disso, a ideia era reduzir a vazão defluente de 6 metros cúbicos por segundo para 4,5 metros cúbicos por segundo; e, desde 17 de agosto, reduzir a vazão defluente de 4,5 metros cúbicos por segundo para 3 metros cúbicos por segundo.

As informações apontam ainda que o local estava, na segunda-feira (13), a 0,63 msnm para atingir a cota mínima operacional do reservatório. Em julho, o volume era de 32%. Na ocasião, a Votorantim Energia afirmou que estava operando a usina de modo a defluir apenas a vazão sanitária do rio Sorocaba (mínimo permitido pelo órgão regulador) desde a segunda quinzena do mês de dezembro de 2020. “As operações estão direcionadas na garantia do abastecimento de água da região de Sorocaba e a vazão natural do rio Sorocaba”, garantiu. (Marcel Scinocca)