Buscar no Cruzeiro

Buscar

Gratuito

Universidade e instituto oferecem atendimento gratuito a pacientes com deformidades faciais

Objetivo é promover a recuperação estético-funcional e a reintegração social

16 de Setembro de 2021 às 12:43
Da Redação [email protected]
instituto que faz os tratamentos foi criado em 2015
instituto que faz os tratamentos foi criado em 2015 (Crédito: Divulgação Unip)

Anualmente ocorrem mais de 20 mil novos casos de câncer de boca e de face no Brasil, cujas sequelas geram um grande número de pacientes com severas desfigurações. A perda de porções da face, como os olhos, orelhas e nariz, é mais comum do que se pode imaginar e gera muitas dificuldades para uma vida normal. O convívio social, a empregabilidade e as funções básicas do dia a dia são profundamente afetadas nessas condições, restringindo a qualidade de vida.

Para minimizar essa situação de tanto sofrimento, em 2015 foi criado o Instituto Mais Identidade Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que tem como principal objetivo promover a recuperação estético-funcional e a reintegração social de indivíduos que apresentem alterações faciais e maxilares, causadas por câncer, traumas ou doenças congênitas, recuperando a estética e a função, para que voltem a viver de forma plena.


Isso é possível graças à reabilitação bucomaxilofacial proposta por seus profissionais, que desenvolveram uma metodologia, internacionalmente reconhecida, para promover a escultura das próteses por meio de técnicas digitais de alta precisão.

O instituto, que tem apoio da Universidade Paulista (Unip), conta com um Laboratório Digital e uma Clínica de Atendimento, que utiliza impressoras 3D para esculpir próteses a partir de modelos obtidos com fotografias digitais feitas com smartphones, o que possibilita que pacientes possam ser atendidos em locais distantes da sede do Instituto, localizado na cidade de São Paulo.

O atendimento é gratuito. O Instituto disponibiliza um pré-cadastro em seu site. O usuário deve acessar https://www.maisidentidade.org/precadastro/, preencher as informações solicitadas, que passarão por uma avaliação prévia, realizada a fim de verificar se o caso se enquadra no modelo de reabilitação oferecido pelo Instituto. Em caso afirmativo, os protocolos de atendimento são iniciados em datas e horários a serem definidos com o futuro paciente.

Campanha “Quem vê cara, também Vê coração”

O Instituto Mais Identidade está realizando a campanha de arrecadação de fundos “Quem Vê Cara, também Vê Coração”, que consiste em captar recursos para esses atendimentos à distância. Com uma linguagem lúdica e criativa, as campanhas facilitam a conscientização sobre o tema de forma bastante interativa. Um exemplo é a peça “pequeno gesto”, que pode ser conferida no link: www.maisidentidade.org/gesto.