Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estava à venda

Prédio do Fórum Velho deverá ser 'devolvido' à população em oito meses

Prazo foi dado pelo prefeito Rodrigo Manga nesta quarta-feira (15) e vale depois da resolução dos trâmites burocráticos

15 de Setembro de 2021 às 15:59
Marcel Scinocca [email protected]
Anúncio foi feito durante coletiva de imprensa que contou com parte do secretariado
Anúncio foi feito durante coletiva de imprensa que contou com parte do secretariado (Crédito: Fábio Rogério (JCS 15/09/2021))

Após os trâmites burocráticos, que já estão em curso, oito meses é o tempo necessário para que o prédio do Fórum Velho esteja revitalizado e possa novamente ser utilizado pela população. A informação foi confirmada pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (15), ocasião em que o chefe do Executivo deu detalhes sobre a destinação do prédio, que estava à venda, e que será cedido ao município.

No encontro, ao ser questionado pelo Cruzeiro do Sul sobre o prazo, o prefeito cravou oitos meses, após consulta ao secretário de Serviços Públicos e Obras, Darwin José de Almeida Rosa. Durante a coletiva, Manga voltou a defender a participação da iniciativa privada no caso.

“Agora é fato: o prédio passa a pertencer para o município de Sorocaba”, afirma. Conforme o prefeito, assim que a documentação estiver pronta, será dado início ao processo de revitalização do local. A praça também passará por um processo de revitalização. O trabalho será concluído com nova iluminação em led.

O prefeito também citou o clamor da população em torno do tema. Ele também lembrou que a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) foi a primeira a dar a informação da cessão. Manga também afirmou que faria uma reunião com a presença da deputada e do vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB).

A princípio, o prédio será destinado para uso entre as secretarias de Educação e de Cultura. “É um patrimônio nosso. Essa região será valorizada. A ideia é que essa praça seja usada para eventos culturais, que a gente traga a vida, as famílias para cá”, comenta.

“É essencial a gente saber o quanto esse prédio é importante para a população pelo viés da cultura”, afirma o secretário Luiz Antonio Zamuner -- Cultura. Conforme ele, já há projetos prontos sobre como o prédio poderá ser usado. Ele lembrou, entretanto, que há outras pastas que podem utilizar o local. Uma comissão será criada para tratar sobre o tema.

De acordo com a parlamentar. a informação foi recebida após reunir-se na terça-feira (14) com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi, que anunciou que a medida foi tomada com o aval do vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB).

Ainda segundo a deputada, assim que tomou conhecimento da venda do prédio do Fórum Velho de Sorocaba, na sexta-feira (10), acionou imediatamente o secretário Marco Vinholi para a tomada de providências.

Além de Manga, Zamuner e Darwin, participaram do encontro o secretário de Educação (Sedu), Marcio Carrara, a coordenadora do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi), Jessica Pedrosa e de Luiz Henrique Galvão, titular da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas.

Estado

Em nota, o Governo do Estado de São Paulo afirmou que diante solicitação de Sorocaba, suspendeu a venda do prédio que abrigou a antiga Oficina Cultural Grande Otelo e assegurou a doação ao município. Segundo o vice-governador Rodrigo Garcia , serão tomadas as medidas para a doação. “Os imóveis parados e sem uso devem ser vendidos. Ao mesmo tempo, fazemos uma gestão municipalista. Quando há desejo do município em receber em doação o imóvel, nós avaliamos o pedido, como fizemos agora”, afirmou o vice-governador.

Sobre o caso

O Governo do Estado de São Paulo estava providenciando a venda do espaço, tanto que a Secretaria de Projetos, Orçamento e Gestão abriu uma licitação de concorrência, publicada no Diário Oficial no dia 4 de setembro. A sessão estava prevista para acontecer no dia 27 de outubro. O imóvel terá valor mínimo de R$ 1,7 milhão, conforme avaliação do prédio feita em 2020.

No processo de venda, o Fórum Velho aparece na lista como o item 25, de um total de 26 que deverão ser vendidos. O imóvel tem área total de terreno de dois mil metros quadrados com área construída de 1.509 metros quadrados.

O prédio, que é tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico de Sorocaba (CMDP) desde 2012, teve sua construção iniciada em 1937, com inauguração em 1946. Foi fórum até o início da década de 1970.