Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Nascentes de córregos ganham plantio de 220 árvores nativas

15 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Áreas beneficiadas ficam no Brasilândia, Vila Melges e Helena Cristina.
Áreas beneficiadas ficam no Brasilândia, Vila Melges e Helena Cristina. (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA)

Com o intuito de promover a restauração ecológica de nascentes do município, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizou, em agosto deste ano, o plantio de 220 árvores nativas em áreas públicas do Jardim Brasilândia, Vila Melges e Jardim Helena Cristina.

A ação visa manter a qualidade e o fluxo dos recursos hídricos da cidade, ajudando na preservação da natureza, já que as matas ciliares protegem a água das nascentes, córregos e rios. As árvores são importantes também para a regulação da temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento e ajudam no controle da erosão do solo.

“Plantar árvores e recompor as áreas verdes no meio urbano é uma importante estratégia para a conservação das nascentes”, reforça o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Prieto. A iniciativa, realizada de forma contínua, engloba controle de erosão, limpeza do entorno e realização de plantios, entre outros serviços.

As áreas escolhidas são de Proteção Permanente (APPs) das nascentes de parques e áreas públicas e ficam entre as ruas Alvarenga Peixoto e Jorge dos Reis e Cunha, próximo à rua Manoel Costa Pereira (Jardim Brasilândia), onde há um córrego afluente do rio Sorocaba; à rua Lituânia (Jardim Helena Cristina), cuja nascente gera um afluente do Ribeirão do Lajeado; e na rua Francisco Loureiro (Vila Melges).

As espécies plantadas foram: mutambo, sangra d’água, algodoeiro, aroeira-pimenteira, tamboril, sapuva, mirindiba, ipê-roxo-de-bola, pau-formiga, pau-viola, dedaleiro, ipê-amarelo, ipê-branco, canafístula, quaresmeira, embiruçu e tapiá.

A Sema fica na rua Santa Maria, nº 197, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3219.2280 ou pelo e-mail: [email protected]. (Da Redação, com Secom Sorocaba)