Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tempo

No dia mais quente do ano, pessoas passeiam em parques de Sorocaba

Termômetros chegaram a registrar máxima de 37ºC, porém, o calor deve dar uma trégua nos próximos dias

14 de Setembro de 2021 às 18:49
Wilma Antunes [email protected]
Família passou a tarde no Parque das Águas.
Família passou a tarde no Parque das Águas. (Crédito: Manuel Garcia)

Com o clima nas alturas, os passeios em parques e áreas verdes se tornam mais frequentes. Em Sorocaba não é diferente. Mesmo no meio da semana, famílias buscam alternativas para fugir um pouco do calorão. E quem aproveita o clima quente para lucrar são os comerciantes que trabalham próximo a essas áreas de lazer. O Parque das Águas, no Jardim Abaeté, recebeu diversos visitantes nesta terça-feira (14), dia que mais fez calor no ano, com máxima de 37°C. O recorde anterior foi de 34,2°C, em 8 de setembro. 

Porém, a virada no tempo já pôde ser notada durante a tarde. Apesar do tempo quente, muitas nuvens chegaram acompanhadas de vento forte. Algumas pessoas que passeavam pelo parque se apressaram para ir embora, pois ficaram com receio de a chuva chegar. 

Douglas Costa, de 42 anos, é uma das pessoas que estavam com a família no parque. Acompanhado da esposa Juliana Costa, 40, e da filha Gabriela Costa, 12,  ele conta que, na folga do trabalho, foi a um compromisso próximo ao local e, depois, resolveu passar por lá para aproveitar o dia de sol. 

"A gente sai mais quando faz calor. Hoje estava fazendo muito sol, mas agora o tempo deu uma virada, está ventado bastante. Mas o importante mesmo é se hidratar quando o tempo está assim, né? Quando estamos em casa, a deixamos aberta para melhorar a ventilação", complementa Juliana. 

Ronaldo de Moura, comerciante. - Manuel Gacia
Ronaldo de Moura, comerciante. (crédito: Manuel Gacia)

Com mais pessoas saindo de casa no calor, consequentemente, há mais movimentação nos estabelecimentos. O Ronaldo de Moura, de 41 anos, é proprietário de um comércio, próximo ao Parque das Águas, que vende água de côco, sorvete, açaí e bebidas refrescantes. 

Ele tem notado diferença no comportamento dos consumidores nos últimos dias. "Com esse calorão, a galera não aguenta ficar em casa. Eles saem mais, querem passear. Para nós que trabalhamos no mercado de sorveteria é ótimo, tem mais movimento", relata. 

Previsão 

Na região de Sorocaba, as temperaturas caem na quinta (16) e na sexta-feira (17). Por outro lado, o sábado (18) chega com previsão de calor intenso, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Hoje (15) o dia será chuvoso, com mínima de 15°C e máxima de 30°C. A umidade relativa do ar fica entre 40% e 90%, considerável dentro dos padrões ideais para a saúde humana. 

Amanhã (16) será ainda mais fresco. Com algumas nuvens no céu, a temperatura mínima prevista é de 15°C e a máxima de 24°C. Não chove e a umidade do ar fica entre 50% e 90%.

Sexta-feira (17) tem possibilidade de chuva isolada a qualquer hora do dia. A mínima é de 16ºC e máxima de 26°C. A qualidade do ar se eleva ainda mais, com níveis entre 50% e 90%. 

Após três dias de queda nas temperaturas, o sábado (18) chega com máxima de 31°C e mínima de 16°C. O dia vem acompanhado de algumas nuvens, mas não chove. Os índices da umidade do ar ficam entre 40% e 90%.