Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Se acabar vacina Astrazeneca, Sorocaba vai aplicar a Pfizer

Cidade tem 11 mil doses e espera pouco mais de 12 mil pessoas para receber a segunda dose nesta terça (14)

14 de Setembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Prefeitura informa que Sorocaba tem 24.388 doses da Pfizer.
Prefeitura informa que Sorocaba tem 24.388 doses da Pfizer. (Crédito: RODRIGO BUENDIA / AFP)

Sorocaba vai aplicar vacina da Pfizer como segunda dose caso as cerca de 11 mil doses da Astrazeneca/Oxford se esgotem nesta terça-feira (14). Na sexta-feira (10), a Secretaria de Estado da Saúde anunciou que quem estiver com a segunda dose da vacina Astrazeneca atrasada poderá se vacinar com a Pfizer.

Questionada a respeito, a Prefeitura de Sorocaba informa que a cidade possui, atualmente, cerca de 11 mil doses da vacina Astrazeneca/Oxford. Porém, elas serão utilizadas em uma nova ação de segunda dose nesta terça (14), para pessoas que receberam a primeira dose até o dia 22 de junho.

Além disso, a estimativa do município é de que 12,3 mil pessoas procurem os drives para a imunização com a segunda dose da vacina Astrazeneca. Deste modo, se a previsão se confirmar, acabando as doses da Astrazeneca, será aplicada a vacina da Pfizer no lugar do imunizante da Oxford.

“Caso as 11 mil doses de Astrazeneca/Oxford sejam aplicadas, Sorocaba complementará com imunizantes da Pfizer, seguindo a orientação e nota técnica do Governo do Estado de São Paulo. Sorocaba possui 24.388 doses da Pfizer no momento”, informa a Prefeitura.

Garantias

De acordo com o governo estadual, no último final de semana, foi entregue aos municípios paulistas 400 mil doses de Pfizer extras que chegaram nos últimos dias ao Estado e serão remanejadas para a aplicação de segunda dose. Os municípios também poderão aplicar vacinas da Pfizer que eventualmente tiverem em seu estoque.

A medida é para garantir o esquema vacinal completo da população paulista, principalmente de quem estiver com a dose de Astrazeneca vencida entre os dias 1º e 15 de setembro.

A medida emergencial do governo estadual é por conta do não envio das doses de Astrazeneca por parte do Ministério da Saúde. A expectativa da saúde estadual é que nos próximos dias o órgão federal possa mandar mais doses ao Estado, regularizando a situação.

Conforme o governo estadual, a intercambialidade destas vacinas foi chancelada pelo Comitê Científico do Governo do Estado e pelo Programa Estadual de Imunização (PEI), que embasaram a decisão em estudos da Organização Mundial de Saúde e orientações do próprio Ministério da Saúde. A decisão também foi aprovada em deliberação bipartite com o Conselho dos Secretario Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems). (Ana Cláudia Martins)