Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Hospital Evangélico inicia obra de Unidade Cirúrgica Avançada

A nova unidade vai ampliar a atual capacidade de leitos e o número de cirurgias realizadas por mês no hospital

14 de Setembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Ato simbólico, ontem, marcou o lançamento da UCA.
Ato simbólico, ontem, marcou o lançamento da UCA. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (13/9/2021))

O Hospital Evangélico de Sorocaba (HES) iniciou na manhã desta segunda-feira (13) as obras da Unidade Cirúrgica Avançada (UCA), que contemplará três salas cirúrgicas e duas salas de endoscopia, para atender a pacientes de Sorocaba e região. A nova unidade do HES vai ampliar a atual capacidade de leitos e o número de cirurgias realizadas por mês no HES.

O início das obras da UCA faz parte de parceria firmada entre o Evangélico e a Hospital Care, holding administradora de serviços de saúde. Na ocasião, médicos do hospital participaram da quebra simbólica de uma parede do espaço onde será construída a UCA, representando o início do novo modelo de gestão do HES.

O projeto da implantação do novo modelo de gestão no HES, além de novos planos de estratégia, de expansões e de investimentos, foi anunciada oficialmente em julho deste ano. Com isso, a holding passou a ter um novo HUB no interior de São Paulo.

Segundo o diretor-presidente do HUB Sorocaba, Fábio Fraga, atualmente, o Hospital Evangélico tem uma capacidade aproximada de 80 leitos e realiza 500 cirurgias por mês. “Daqui a 90 dias, prazo previsto para a UCA entrar em operação, vamos ter uma grande ampliação do potencial cirúrgico do hospital, com a realização de mais 400 cirurgias por mês”, aponta.

Fraga disse ainda que o diferencial do novo centro cirúrgico está nos equipamentos modernos e de tecnologia avançada, oferecendo cirurgias mais eficientes e de maior qualidade.

Além disso, daqui a cerca de dois anos, o HES deverá ganhar mais obras de expansão, aumentando sua atual capacidade de leitos de 80 para 140. “Estamos trazendo para Sorocaba um projeto de hotelaria, com um novo padrão de quarto, de arquitetura e de conformo muito superior do que encontramos atualmente no nosso hospital e na maioria dos existentes na região”, aponta.

Fraga ressalta também a ampliação do atendimento no Pronto Socorro, que já recebeu uma ampliação de dois para cinco consultórios para os atendimentos de emergência. “Aliado a isso temos outro projeto que é fazer com que 80% das consultas na emergência sejam atendidas em até 15 minutos. Já estamos chegando nessa meta pois já alcançamos o índice de 78% das consultas atendidas em 15 minutos. Certamente, com treinamento e aperfeiçoamento técnico das equipes, vamos conseguir atingir esse objetivo”, comenta.

A meta para o HES é no prazo de dois anos ter um hospital bem maior, com Pronto Socorro adulto e pediátrico com equipamentos novos de tomografia e ressonância magnética, com hotelaria totalmente repaginada, e com a ampliação da capacidade cirúrgica não só com a UCA, mas também com um novo centro cirúrgico, que deverá ser construído no último andar.

Para o médico ortopedista do HES, Mauricio Sante Bettio Mod, o novo projeto de ampliação e expansão do hospital mostra a confiança na valorização dos médicos, dos pacientes e na instituição de saúde. “Se for feito tudo o que está previsto no projeto de ampliação, expansão e modernização do Hospital Evangélico, vamos ter um dos melhores da região e isso traz benefício para toda a comunidade”, destaca.

Já o médico urologista do HES, Valter Yasushi Honji, disse que trabalha no hospital desde 1995 e que o local, apesar de pequeno, sempre teve um excelente trabalho, tendo inclusive realizado um dos primeiros transplantes renais de Sorocaba. “O Evangélico já passou por várias transformações e tenho certeza de que terá agora um crescimento e um novo padrão de hospital, muito melhor para a região”, disse. (Ana Cláudia Martins)