Buscar no Cruzeiro

Buscar

Patrimônio histórico

Prefeitura de Sorocaba estuda compra do prédio do Fórum Velho

Estado colocou o imóvel, que é tombado, à venda. O valor mínimo pretendido é de R$ 1,7 milhão

14 de Setembro de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Prédio é tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico de Sorocaba desde 2012.
Prédio é tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico de Sorocaba desde 2012. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (10/9/2021))

A Prefeitura de Sorocaba estuda comprar o prédio do Fórum Velho, na praça Frei Baraúna, onde funcionava até 2014 a Oficina Cultural Grande Otelo. A informação foi confirmada pelo Executivo nesta segunda-feira (13). O Governo do Estado informou que colocou segurança no local. A venda do prédio, por meio de uma concorrência, está prevista para outubro.

O Executivo “está buscando a melhor solução junto ao Governo do Estado, para devolver o prédio da praça Frei Baraúna, esse importante patrimônio histórico da cidade, à população, e isso inclui a possibilidade de compra (ou outra modalidade) do imóvel pelo município, o que está sendo estudado pela atual administração”.

A Prefeitura não respondeu se há alguma reunião agendada para tratar do tema e também não comentou de onde viriam os recursos nem qual seria a destinação do prédio.

Estado

A Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo foi questionada pelo Cruzeiro do Sul sobre como acompanha a situação, se o processo é irreversível, se é a favor da venda e por qual motivo a venda vai acontecer. Em nota, a Secretaria disse apenas que o Governo do Estado de São Paulo informou que as obras do imóvel que abrigou a Oficina Grande Otelo foram paralisadas após o surgimento e a ampliação de trincas e fissuras nas paredes.

“A Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado destacou seguranças para o local a fim de proteger o patrimônio”, garante. Por fim, lembrou de informações, já de conhecimento público, como, por exemplo, que o Governo também está providenciando a venda do espaço e que em agosto deste ano, a Secretaria de Projetos, Orçamento e Gestão abriu uma licitação de concorrência, publicada no Diário Oficial no dia 4 de setembro. A sessão está prevista para acontecer no dia 27 de outubro. O imóvel terá valor mínimo de R$ 1,7 milhão, conforme avaliação do prédio feita em 2020.

No processo de venda, o Fórum Velho aparece na lista como o item 25, de um total de 26 que deverão ser vendidos. O imóvel tem área total de terreno de dois mil metros quadrados com área construída de 1.509 metros quadrados.

O prédio, que é tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico de Sorocaba (CMDP) desde 2012, teve sua construção iniciada em 1937, com inauguração em 1946. Foi fórum até o início da década de 1970. (Marcel Scinocca)