Buscar no Cruzeiro

Buscar

Manifestação

Grupo de artistas protesta contra venda do Fórum Velho

Ato ocorreu na manhã deste sábado, com abraço simbólico

11 de Setembro de 2021 às 17:12
Marcel Scinocca [email protected]
ATO CONTOU COM ARTISTAS E POLÍTICOS DE SOROCABA
ATO CONTOU COM ARTISTAS E POLÍTICOS DE SOROCABA (Crédito: Fábio Rogério (JCS 11/09/21))

Um grupo de artistas protestou neste sábado (11) contra a venda do prédio do Fórum Velho, que fica na praça Frei Baraúna, no Centro de Sorocaba. O evento ocorreu pela manhã. A concorrência, modalidade adotada pelo Governo do Estado para a venda, veio à tona na sexta-feira (10), conforme antecipou o jornal Cruzeiro do Sul.

O abraço simbólico, que começou por volta das 10h, foi organizado pelo Fórum Permanente de Culturas de Sorocaba (Fopecs). O grupo defende que ocorra o cancelamento do processo de venda do imóvel, e que ele seja restaurado e volte a receber público, em especial para ações culturais.

Cerca de 60 pessoas, conforme os organizadores, participaram do evento. O protesto também contou com apoio de parlamentares, da Câmara de Sorocaba e de pelo menos um deputado federal.

Conforme Anne Oliveira, que é sapateadora e que participou do ato, uma comissão foi formada e terá como primeira missão participar de uma reunião com o Executivo de Sorocaba na semana que vem.

Sobre a venda

O Fórum Velho aparece na lista como o item 25, de um total de 26 que deverão ser vendidos. Trata-se, segundo o texto, da venda do imóvel consistente em área total de terreno de 2.000,00m² com área construída de 1.509,64m². A avaliação do prédio, de 2020, é de R$ 1,7 milhão. A data do certame está marcada para o dia 27 de outubro.

O local, onde já funcionou, por exemplo, a Oficina Cultural Regional “Grande Otelo”, é tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico de Sorocaba (CMDP) desde 2012. O processo ocorreu após 15 anos de espera.

Em fevereiro deste ano, conforme informou o Cruzeiro do Sul, com exclusividade, a Prefeitura de Sorocaba e o Estado de São Paulo receberam prazo de 20 dias para promoverem ações de conservação e manutenção no prédio do Fórum Velho, no centro da cidade. A medida é fruto de uma ação do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP). Em caso de descumprimento, a decisão da juíza Karina Jemengovac Perez determinou multa de R$ 1,5 mil por dia. A Prefeitura de Sorocaba informou na ocasião que ia recorrer da medida.

Por consecutivas vezes, o processo de restauração apareceu na lista de obras atrasadas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Em agosto de 2018, em conjunto com a Prefeitura de Sorocaba, a Associação Comercial de Sorocaba (Acso) pediu a cessão de imóvel ao Estado. O pedido foi reiterado pela Acso em fevereiro de 2019, mas não prosperou.

Em 16 de agosto de 2019, matéria do Cruzeiro do Sul também mostrava, mais uma vez, o estado de abandono do local. Em agosto de 2019, a Prefeitura de Sorocaba chegou a entregar ao Estado o pedido de concessão do prédio. O prédio está fechado desde 2014.

O prédio teve sua construção iniciada em 1937, com inauguração em 1946. Foi fórum até o início da década de 1970. Em sua fachada, tem grifada em latim a palavra “forvm”. Possui quatro imponentes colunas romanas e características da arquitetura modernista. (Marcel Scinocca)

Galeria

Confira a galeria de fotos