Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estiagem

Araçoiaba da Serra agora trata água do rio Sarapuí para o consumo

Município contava, até então, com apenas a ETA Jundiaquara, tendo como único manancial o rio Pirapora

11 de Setembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Nova Estação de Tratamento (ETA) começou a funcionar.
Nova Estação de Tratamento (ETA) começou a funcionar. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A concessionária Águas de Araçoiaba inaugurou nesta sexta-feira (10) a Estação de Tratamento de Água (ETA) vereadora Valquiria Di Tata, que passa a captar água do rio Sarapuí. A nova estação amplia a capacidade de captação e tratamento de água do município que, até agora, contava apenas com a ETA Jundiaquara, tendo como único manancial o rio Pirapora. A unidade recebeu investimento de R$ 4,5 milhões.

A nova ETA foi construída em tempo recorde, como solução para o enfrentamento à forte estiagem, que provocou a redução significativa da vazão do rio Pirapora. Com a entrada em operação da nova estação, o fornecimento de água da cidade será reforçado. Sua capacidade de tratamento é de 15 litros por segundo (l/s), podendo chegar a 20 l/s. A nova estação atenderá aos bairros Colônia, Primavera, Jundiacanga, Campo do Meio, Fazenda DºOeste I, II e III, Vale Verde, Cercado, Boa Vista, Bela Vista e Bom Jesus I, II e III.

A estação, de modelo compacto, começou a ser construída no dia 5 de julho com a implantação das tubulações. Entre a captação no Rio Sarapuí e a distribuição de água, foram executados três quilômetros de rede adutora num curto espaço de tempo.

A água que abastece a ETA é captada no rio Sarapuí e passa pelo processo de tratamento convencional, que envolve coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação. Já tratada, essa água é encaminhada para cinco reservatórios totalmente fechados, construídos na própria estação, de onde vai para a adutora que abastece 14 bairros. O volume de água que era necessário para esses bairros será direcionado para as demais regiões da cidade, o que reforçará o abastecimento desses locais. (Da Redação)