Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segurança

Polícias locais estão preparadas para casos como o de Araçatuba

Em julho do ano passado, Botucatu, na região de abrangência da Deic Sorocaba, também viveu situação semelhante

11 de Setembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Sorocaba conta com unidades da Baep e da Deic, policiais capacitados e equipamentos.
Sorocaba conta com unidades da Baep e da Deic, policiais capacitados e equipamentos. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (15/12/2020))

A Polícia Civil e a Polícia Militar estão preparadas para atuar - em Sorocaba e região - em ocorrências como o assalto a três agências bancárias, no dia 30 de agosto feira, em Araçatuba, onde bandidos fortemente armados levaram terror e pânico aos moradores daquela cidade. A informação é da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-SP) .

Em julho do ano passado, Botucatu, na região de abrangência da Deic Sorocaba, também viveu situação semelhante, quando criminosos fortemente armados assaltaram agências e espalharam o terror com intensa troca de tiros e explosões, além de assaltos a estabelecimentos comerciais.

Ocorrências desse tipo têm ocorrido em cidades menores no interior paulista e preocupam os moradores pela quantidade de bandidos fortemente armados, que trazem pânico e terror, além de provocar mortes de munícipes em alguns casos, como ocorreu em Araçatuba.

No entanto, a Secretaria da Segurança Pública informa que o trabalho das polícias, aliado à política de segurança do governo estadual, tem feito com que ocorrências como as de Araçatuba e Botucatu estejam em queda. “Crimes como os roubos a banco e explosões de caixas eletrônicos estão em queda há mais de uma década em todo o Estado de São Paulo. Considerando só o intervalo dos últimos 10 anos, a redução desses indicadores chega a 92,18% e 98%, respectivamente”, destaca a SSP.

O governo investe na capacitação dos policiais, na expansão das unidades e na aquisição de armas, viaturas e equipamentos de inteligência policial. Duas apostas nesse sentido são as criações das unidades da Deic e dos Batalhões de Ações Especiais de Polícia (Baep) em todo o Estado. E Sorocaba já conta há um ano com a sede da Deic e também com uma unidade do Baep da Polícia Militar. “Atualmente, o Estado conta com 14 unidades do Baep, e 12 Deics regionais, todas inauguradas a partir de 2019”, informa a SSP.

Em Botucatu

Para o delegado responsável pela Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba, Wilson Negrão, o trabalho em conjunto das polícias Civil e Militar em ocorrências contra o crime organizado, como nas situações ocorridas em Botucatu, Araçatuba e outras cidades do interior paulista, é fundamental para o esclarecimento dos crimes e prisão dos bandidos.

“Aquele roubo grande que ocorreu em Botucatu foi solicitado o apoio da Deic de Sorocaba, que atuou lá, na ocasião, em conjunto com os policiais de lá. Em Botucatu os criminosos invadiram lá e a resposta da Polícia Civil foi imediata. Foi um trabalho também em conjunto com a Polícia Militar, que agiu logo no começo da ocorrência, e na sequência o trabalho investigativo da Polícia Civil. Com isso, o crime foi esclarecido e a maior parte dos bandidos foi presa”, destaca Negrão.

Já a SSP informa ainda que as equipes especializadas da Polícia Civil, agora com o trabalho também das Deics regionais, tem desarticulado quadrilhas que atuam nessas área. “Somente nos primeiros sete meses deste ano, 46 criminosos envolvidos com esta prática de roubo a banco foram presos no Estado, uma alta de 142% em relação ao mesmo período do ano passado. Importante ressaltar ainda que os casos análogos ao de Araçatuba citados pela reportagem em Ourinhos, Botucatu e Araraquara foram devidamente esclarecidos e resultaram na prisão de 27 criminosos e no indiciamento de outras 12 pessoas”. (Ana Cláudia Martins)