Buscar no Cruzeiro

Buscar

Melhorias

Miniterminal de ônibus no Éden passa por revitalização

A estação receberá a instalação de cinco novos abrigos de ônibus, com iluminação em LED e tomadas USB

10 de Setembro de 2021 às 13:05
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Previsão de conclusão da obra é de até 90 dias.
Previsão de conclusão da obra é de até 90 dias. (Crédito: Divulgação/Secom Sorocaba)

A Prefeitura de Sorocaba deu início, na manhã desta sexta-feira (10), às obras de revitalização do Miniterminal (Área de Transferência) de ônibus no Éden. O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) foi ao local, para acompanhar o início dos trabalhos, realizados em parceria com a iniciativa privada. A previsão é que a obra fique pronta em até 90 dias, agilizando o tempo de percurso dos ônibus que transitam por essa região da cidade.

O Miniterminal do Éden fica na Avenida Independência, próximo à confluência com a Rua Bonifácio de Oliveira Cassú. Segundo a Urbes –Trânsito e Transportes, está prevista a instalação de cinco novos abrigos de ônibus, com iluminação em LED e tomadas USB para carregamento de eletrônicos. O padrão das instalações será moderno e confortável, tal como àquele nos Miniterminais Aparecidinha e Cajuru.

A obra no empreendimento no Éden, orçada em R$ 223,3 mil, não terá custo ao erário municipal, pois será feita em parceria com a empresa Consórcio Sorocaba (Consor), que opera as linhas de ônibus nessa região da cidade. Na ocasião, o prefeito Rodrigo Manga e o diretor do Consor, Renato Andere Martins, assinaram o termo de doação que viabiliza a melhoria. O Consor doará os abrigos e demais materiais e a Serpo, construirá os acessos para os ônibus.

O ato contou também com a presença dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico – Semob), Samyra Toledo (Governo – Segov), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim) e Fernanda Burattini (Comunicação – Secom), além do ouvidor-geral do município, Evandro Bueno, do vereador João Donizeti, *do advogado do Consor/BRT, Gustavo Barata, e do presidente da Associação de Moradores do Bairro do Éden, José Fernandes Paraíba.

Na área do Miniterminal, será construído um novo ponto de parada de ônibus, na pista em sentido ao Centro, e outro no acesso à Rua Miguel José Gimenez, facilitando a conexão com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden, que ainda terá uma nova alça de acesso para agilizar, sobretudo, a entrada de ambulâncias.

“O Miniterminal será totalmente remodelado para se adaptar ao novo modelo tronco-alimentado de linhas, que vem sendo implantado no município, chamado Sistema Rápido Sorocaba. As ligações rápidas com a região central serão feitas com ônibus superaticulados e equipados tecnologicamente”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

O sistema é composto por linhas troncais, linhas alimentadoras e outras que se integram nas estações de transferência. Nesse novo planejamento, serão beneficiados, além do próprio Éden, os bairros Azaleias, Dona Teresa, Boa Esperança, Pássaros, Carolina, Éden Ville, Copaíba, Itália, Jatobá, Harmonia, Alegria, Amália, Nathalia, entre outros.

“Todas as linhas que atendem à região passarão por reformulação de itinerário e na programação horária, para aumentar a oferta e otimizar o percurso, oferecendo redução no tempo de deslocamento e promovendo sempre mais conforto aos usuários”, disse o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchin.

Já, o secretário de Mobilidade lembrou que o novo sistema possibilitará realizar diferentes itinerários, pelo valor de uma única tarifa. “Para chegar ao seu destino, o usuário poderá utilizar a integração temporal e usar o sistema mais três vezes, dentro de um período de duas horas, para completar a viagem, sem a necessidade de um novo pagamento. Já implementamos em Aparecidinha e no Cajuru e está sendo um sucesso. Tenho a certeza de que aqui, no Éden, também será da mesma forma”, complementou.