Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Obra de ampliação da ETE Pitico atinge 44,29% total contratado

10 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Conclusão dos trabalhos estão previstos para janeiro de 2022.
Conclusão dos trabalhos estão previstos para janeiro de 2022. (Crédito: SECOM SOROCABA)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba vistoriou as obras de ampliação e reforma da Estação de Tratamento de Esgoto Pitico (ETE Pitico) e constatou que já atingiram a marca de 44,29% do total projetado e contratado. Localizada na zona norte, a ETE entrou em operação em 2009 e o cronograma de obras de melhorias segue em dia, com previsão de conclusão dos trabalhos em janeiro de 2022.

As obras estão a cargo da Consbem Construções e Comércio Ltda., contratada por meio de concorrência pública. O valor do contrato é de R$ 37.794.109,31, sendo 92,71% provenientes de financiamento do Programa Saneamento para Todos, do Governo Federal, e 7,29% de recursos próprios da Prefeitura e do Saae.

As obras consistem na construção de três linhas de tratamento, que vão se somar com as duas já existentes na unidade. Relativas às etapas de construção civil, as intervenções gerais e os serviços atingiram a marca de 53,04%; dos decantadores secundários, 94,79%; da casa dos sopradores, 50,44%; do reservatório de água, 93,51%; e das fases de recirculação, descarte e adensamento de lodo, os 77,39%.

Com a ampliação, serão anexados mais três tanques de aeração aos dois já existentes e outros três decantadores e três adensadores (atualmente, são dois de cada), além de uma nova estrutura de gradeamento e desarenação. A unidade ainda ganhará mais uma estrutura de desidratação e de inertização, para que o lodo resultante do processamento dos dejetos esteja em condições de ser transportado e depositado em aterro credenciado, seguindo todas as normas dos órgãos ambientais.

Um reservatório elevado, de 88 mil litros, também está sendo construído, para armazenar água de reuso, resultante do tratamento de esgoto e necessário para utilização em operações dentro da própria ETE. As obras contemplam, ainda, reformas e adequações nas estruturas originais, como na calha Parshall e nas caixas de distribuição de esgoto.

A ETE Pitico

A ETE Pitico recebe e trata o esgoto gerado nos bairros localizados à esquerda da avenida Itavuvu e à direita da avenida Ipanema. A unidade tem vazão de tratamento de 251 litros por segundo e, com as intervenções, passará a ter capacidade para tratar 375 litros de esgoto por segundo, representando uma ampliação de quase 50%.

A ETE Pitico remove 95,8% de toda a carga orgânica presente no esgoto que recebe. Além dessa unidade, Sorocaba conta com outras sete ETEs em operação: S-1; S-2; Itanguá; Aparecidinha; Carandá; Ipaneminha e Quintais do Imperador. (Da Redação)