Carteira de Vacinação
Comprovante digital do comprovante de vacinação já está disponível
No App, é possível fazer a impressão da carteira digital caso seja necessário
O formato digital do comprovante de vacinação contra a Covid-19, por meio do aplicativo do Poupatempo teve mais de 1,2 milhão de acessos somente no mês passado. Segundo o governo estadual, não há dados por municípios. O comprovante digital da vacinação traz as mesmas informações do cartão entregue no formato impresso à população imunizada. No App é possível fazer a impressão da carteira digital, caso seja necessário.
Com a retomada das atividades sociais e comerciais, graças ao avanço da vacinação em São Paulo, empresas e estabelecimentos passam a solicitar a apresentação de um comprovante da imunização contra a Covid-19, o que pode ser feito de maneira simples pelo celular. O aplicativo Poupatempo Digital pode ser baixado gratuitamente em celulares com sistema operacional Android ou iOS, por meio das lojas de aplicativos oficiais. Para acessar, basta abrir o aplicativo, clicar no menu ‘Serviços’ no canto inferior direito; no ícone ‘Vacinação Covid-19’ e, em seguida ‘Carteira de Vacinação’.
Além da versão digital da Carteira de Vacinação, o App Poupatempo Digital também disponibiliza as funções: Pré-cadastro e Validação do Certificado de Vacinação. “Importante destacar que o comprovante conferido pelo Estado, além de oficial, respeita todas as práticas de segurança previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, informa o governo estadual. O aplicativo Poupatempo Digital pode ser baixado gratuitamente em celulares com sistema operacional Android ou iOS, por meio das lojas de aplicativos oficiais.
De acordo com o governo estadual, todas as informações da Carteira Digital de Vacinação são extraídas da Plataforma VaciVida, desenvolvida pela Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo (Prodesp), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, que é abastecida pelos 645 municípios paulistas.
“Os dados que constam na versão on-line são os mesmos inseridos pelos postos de saúde durante o processo de imunização”, informa.
Além disso, as informações sobre datas de doses, lotes, nome e registro profissional do aplicador, e fabricante da vacina também estão disponíveis na carteira de vacinação digital, e que constam da plataforma VaciVida, do governo estadual. A responsabilidade de registro das doses no sistema é das prefeituras. Portanto, caso a informação ainda não conste no aplicativo, a orientação é contatar a unidade de saúde na qual o cidadão recebeu a imunização. (Ana Cláudia Martins)