Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Cervo do Quinzinho ajuda na reprodução da espécie

Kadu e Lina, fêmea do Zooparque de Itatiba, tiveram filhote em agosto

10 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
O cervo-do-pantanal está ameaçado de extinção pela caça predatória.
O cervo-do-pantanal está ameaçado de extinção pela caça predatória. (Crédito: DIVULGAÇÃO / ZOOPARQUE ITATIBA)

Kadu, um exemplar macho de cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), que nasceu no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros em 2018, foi transferido em novembro do ano passado para o Zooparque de Itatiba (SP), com o intuito de parear com a fêmea da mesma espécie, Lina. A ação foi um sucesso e o casal teve o seu primeiro filhote no início do mês de agosto deste ano. A espécie nativa da fauna brasileira é considerada ameaçada de extinção.

A transferência do exemplar macho do Zoo de Sorocaba atendeu à recomendação do Programa de Conservação ex situ para o cervo-do-pantanal, coordenado pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). “Esse é um dos importantes trabalhos desenvolvidos em nosso zoo, que é o da conservação de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção”, conta o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Antonio Prieto.

Assim como outras instituições brasileiras semelhantes, o Quinzinho de Barros recebe animais de três maneiras: por meio de resgate e apreensões realizados pela Polícia Ambiental ou pelo Corpo de Bombeiros; por meio de nascimentos na própria instituição ou, ainda, provenientes de transferências entre zoológicos.

Eventualmente, eles podem ser reintroduzidos na natureza. Em 2019, por exemplo, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade realizou o processo de reintrodução de um casal de antas, que nasceu no zoo, em uma reserva ambiental da Mata Atlântica, no Rio de Janeiro. A chamada refaunação objetiva reintroduzir a espécie na floresta nativa e sua preservação no ecossistema.

Maior cervídeo da América Latina, o cervo-do-pantanal está ameaçado de extinção devido à caça predatória e à destruição de seu habitat. Atualmente, a espécie é encontrada apenas nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, além de países, como Argentina, Bolívia, Paraguai e Peru.

Fêmea de muriqui

Júlia, uma das fêmeas de muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides) do Quinzinho, foi outro animal a participar dessa ação de transferência de animais entre zoológicos. Ela foi levada, no dia 24 de agosto, para o Zoológico de São Paulo, atendendo à recomendação do Programa de Conservação ex situ para o muriqui-do-sul, com o objetivo de promover o pareamento com o exemplar macho da mesma espécie, que habita a instituição da capital paulista.

Considerado o maior primata das Américas, o muriqui-do-sul também é conhecido como mono-carvoeiro e só existe na Floresta Atlântica do Brasil. Trata-se de uma das espécies de macaco mais ameaçada de extinção do mundo, com uma população de 1.300 indivíduos. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)