Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Cidade terá campanha contra a tuberculose

09 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
(Crédito: Getty Images)

A Secretaria de Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba dará início, na segunda-feira (13), à campanha contra a tuberculose. A ação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas unidades de urgência e emergência (UPHs, PAs e UPA), no Serviço de Atendimento Municipal Especializado (Same) e segue até o dia 24 de setembro.

O objetivo é informar a população sobre os sintomas da doença e encorajar as pessoas para que façam o exame de escarro, caso apresentem os sinais característicos. No ano de 2021, Sorocaba registrou 100 casos da doença, número considerado baixo.

Cerca de 90% dos casos de tuberculose apresentam a forma pulmonar e, destes, 60% são bacilíferos. Eles são a principal fonte de disseminação da doença e a descoberta precoce, por meio da busca ativa do sintomático respiratório (SR), é importante medida para interromper a cadeia de transmissão, desde que acompanhada pelo tratamento adequado.

Quem está com tosse há mais de três semanas deve procurar uma unidade de saúde para que realize o exame de baciloscopia (escarro). O resultado sai em 48 horas e, caso positivo, o mesmo é direcionado para o tratamento, na Policlínica Municipal, por meio do Programa de Controle da Tuberculose.

Outras informações estão disponíveis de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo telefone da SES: (15) 3238-2332. (Da Redação)